Você sabia que a qualidade de suas entregas de e-mail está diretamente relacionada aos seus hábitos de envio?
Para lhe ajudar a identificar a qualidade dos seus envios, você pode verificar como está a sua reputação. Sua reputação é calculada diariamente pelos sistemas da IAGENTE utilizando como base uma análise do que foi enviado nos últimos 60 dias (salvo para contas recém ativadas) e leva em consideração os indicadores usados pelos principais provedores de e-mails.
O cálculo de sua reputação leva em consideração alguns fatores como:
- Configuração correta dos domínios utilizados em seus envios (@suaempresa.com.br, por exemplo);
- Taxa de entrega de seus e-mails;
- Nível de interesse dos seus contatos pelo seus conteúdos (engajamento);
- Índice de e-mails inexistentes em seus envios e denúncias de Spam.
Fique atento:
- Quanto melhor sua reputação, melhor poderá ser o resultado de suas entregas!
- O índice de reputação avalia apenas os seus envios no IAGENTEmail. Ele não representa como os diferentes provedores classificarão seus e-mails;
Como mudar seus hábitos e melhorar a reputação de seus envios:
O que PODE E DEVE ser feito!
- Enviar e-mails para usuários que solicitaram receber suas mensagens através do seu site ou formulários físicos;
- Enviar mensagens para usuários que aceitaram explicitamente receber seus comunicados através de sites de parceiros;
- Enviar e-mails para pessoas ou usuários que mantém relações comerciais ativas;
- Enviar e-mails para destinatários dos quais já manteve relacionamento comercial nos últimos 12 meses;
- Enviar e-mails para seus colaboradores;
- Mensagens caracterizadas como press releases ou conteúdo de imprensa apenas para quem lhe autorizou explicitamente a iniciar este tipo de comunicação.
O que NÃO PODE ser feito!
- Enviar e-mails para listas muito antigas;
- Utilização de base-de-dados de terceiros seja ela doada, vendida, locada ou emprestada (mesmo que estes possuam opt-in explícito). Fique atento: mesmo que esta lista seja de uma pessoa de sua confiança, não lhe dá direito de compartilhar destes contatos para uso próprio;
- Se for importar uma base endereços de emails de um software (Outlook, por exemplo) fique atento pois não necessariamente possui autorização para envio de email marketing;
- Enviar e-mails para grupos ou listas de discussões;
- Colocar a reputação do IAGENTEmail, bem como sua infraestrutura em risco ou inserida nas famosas “blacklists”;
- Enviar e-mails para endereços capturados em sites ou fóruns;
- Enviar e-mails para endereços coletados sem sua permissão;
- Evite enviar e-mails para departamentos como, por exemplo, “contato@empresa.com.br” pois nem sempre um departamento todo tem o mesmo interesse.
Veja também:
Guia de boas práticas para entrega de e-mail
O que é uma Blacklist e como evitá-las
Como fazer Email Marketing sem fazer SPAM
Campanhas de E-mail Marketing: Por onde devo começar?