A situação é mais ou menos assim: você contratou uma ferramenta de email marketing com uma vasta tecnologia apresentado pela equipe comercial, software com Landing Pages e relatórios mega-completos e, quando foi realizar seu primeiro envio, Boooooom!!! Sua campanha de email caiu na caixa de SPAM: frustrante né?!
Pois então, criamos este POST para desmistificar alguns mitos e trazer para você um pouco da magia do email marketing, acompanhe.
Você sabe por que seu email vai para a lixeira?
Então, o fato de realizar envios através de uma plataforma diferente de onde está hospedado seu domínio pode vir a ser considerado como um email fraudulento. O provedor que recebe seus emails percebe que, quem está realizando os envios não é de fato a mesma empresa que hospeda seu domínio (envio realizado através de uma plataforma de email marketing, por exemplo).
Vamos ao cenário:
- Aqui na IAGENTE temos o cliente chamado WHIP
- Vamos supor que o domínio www.whip.com.br está hospedado no provedor RSBrasil
- As newsletter são enviadas através do IAGENTEmail e utilizam o remetente joao@whip.com.br
- Este cenário é comum para muitas empresas e a incidência de lixeira eletrônica pode ser diminuído com apenas alguns ajustes, continue lendo o POST.
Mas como o provedor sabe que o envio é uma potencial fraude?
Toda empresa de hospedagem de sites possui um painel de ajustes que, normalmente, é apresentando como Painel de DNS (do inglês Domain Name System (ou Sistema de Nomes de Domínios). Neste painel é possível não só identificar a origem da hospedagem do domínio (ou se a forma de uso pode vir a ser uma tentativa de fraude) bem como realizar uma serie de ajustes e inserções de DNS. Ainda sobre este painel, é possível realizar a validação junto aos provedores, saber se o servidor que realiza os envios de email marketing possui as permissões necessárias além de realizar os famosos ajustes de DNS.
Mas no que a IAGENTE se difere nisso tudo?
Não entramos no mérito da vasta tecnologia por trás das nossas ferramentas ou em relação ao nosso parque tecnológico.
Vamos focar especificamente nos ajustes de DNS, combinado? Pois bem, a grande maioria do mercado utiliza apenas o INCLUDE no registro de SPF. Rolou confusão? Calma, vamos lá:
- INCLUDE: é o registro inserido na regra de SPF do qual representa uma empresa, exemplo: include:_spf.localservices.com.br representa a Iagente.
- SPF: O inglês Sender Policy Framework (ou Estrutura de Políticas do Remetente) é um registro do tipo .txt do qual valida quais empresas/IPs podem realizar envios externos em nome de sua empresa utilizando seu domínio.
Na IAGENTE vamos além! Configuramos não só SPF mas também o DKIM , outra chave de validação de autenticação para realizar envios.
Somado a tudo isso, fazemos inserções do tipo CNAME para links e imagens. CNAME consiste em apresentar a informação correta (URL, por exemplo) quando o mouse fica em cima de uma imagem. Geralmente isso não é tratado com muita atenção, porém o resultado junto aos provedores é extremamente positivo.
Se tudo isto ainda não fosse o bastante, fazemos inserções para retorno de email. Esta configuração é feita no painel de hospedagem e serve para inserir no cabeçalho arquivo .html dos envios.
Assim que realizado o ajuste o email de retorno, mais especificamente a configuração do email cujo domínio que está realizando o envio, ao invés de aparecer novamente como algo duvidável por parte dos provedores, passará a ter um perfil mais autentico e, a probabilidade de seus envios caírem na caixa de entrada de seus contatos torna-se mais provável.
Ah! Cabe lembrar que este ajuste não onera o espaço total de sua caixa de emails, uma vez que trata-se apenas de um apontamento.
Abaixo vamos ilustrar exemplos de como configurar no painel da King Host:
Passo 1 de 5
Passo 2 de 5
Passo 3 de 5
Passo 4 de 5
Passo 5 de 5
Atenção! Não configure seu painel de DNS da forma que foi descrito acima pois, não necessariamente a configuração mais apropriada será esta. O próprio IAGENTEmail vai sugerir para você qual é a configuração mais adequada. As imagens acima servem como um exemplo de como configurar.
Se houver dúvidas, entre em contato com nossa equipe de suporte pois ajudamos você a configurar!