Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

template de email marketing

Template de e-mail marketing: Como utilizar

Se você acessou este artigo, provavelmente é porque já sabe que o e-mail é um dos canais mais importantes para qualquer estratégia de marketing digital que uma empresa possa adotar. O seu uso é primordial para manter um bom relacionamento com a base de leads do seu negócio, além de servir como veículo para diversas ações com a finalidade de captar novos clientes. Mas, para que essa ferramenta seja utilizada com todo o seu potencial, as mensagens que você envia através dela precisam ter o formato e a apresentação adequados para a função que ela deve cumprir. E é aí que entra em ação o template de e-mail marketing.

Você sabe como utilizar corretamente esse valioso recurso? Acompanhe o texto, que nós vamos explicar.

 

O que são templates de e-mail marketing e por que utilizá-los?

Os templates são modelos de e-mail predefinidos. Geralmente, estão disponíveis em formato HTML e você pode editá-los sem que seja necessário nenhum conhecimento prévio de programação. Basta escolher o layout desejado, inserir os conteúdos que você precisa divulgar, sejam eles textos e/ou imagens e pronto.

A principal vantagem de utilizar templates de e-mail marketing prontos está na praticidade, já que a sua equipe de marketing não precisa se preocupar em desenvolver os layouts para suas campanhas. Isso poupa muito tempo de produção e, consequentemente, poupa dinheiro a longo prazo. Portanto, é um investimento que vale a pena.

Você pode selecionar um template específico para cada campanha ou ação dentro da sua estratégia e utilizá-lo repetidamente, mudando apenas o conteúdo necessário ou outros elementos-chave, criando uma consistência visual nas suas ações de e-mail marketing.

Além disso, esses modelos são bem diversificados e a escolha certa permite estimular o engajamento dos seus contatos com muita eficiência.

 

Boas práticas para utilizar templates de e-mail marketing

Usar templates de e-mail marketing não descarta a necessidade de fazer alterações nos modelos para adequá-los ao perfil do seu negócio, à sua persona e aos seus objetivos. O que eles fazem é facilitar o trabalho e permitir maior agilidade. Porém, algumas questões devem ser consideradas para fazer o uso correto desse recurso. Veja algumas dicas.

  • Faça bom uso de textos e imagens: o conteúdo em texto e o conteúdo visual dos e-mails que você envia são igualmente importantes. Procure harmonizar o layout intercalando texto e imagens, sempre deixando claro o propósito da sua mensagem.
  • Cuidado no uso de imagens: ao incluir uma imagem no template de e-mail marketing, certifique-se de que ela não seja pesada demais, pois senão você corre o risco de que ela demore a ser carregada no dispositivo dos seus destinatários. E isso os desencoraja a consumir o conteúdo. Por outro lado, é preciso tomar cuidado também para não usar imagens de baixa resolução.
  • Atenções com o texto: na hora de preencher o campo de texto, tente usar uma linguagem que converse bem com a sua persona. Procure causar curiosidade para seu contato, principalmente no assunto de seu e-mail.
  • Não pensar apenas no desktop: pessoas acessam seus e-mails por vários dispositivos como computadores, celulares e tablets. Portanto, ao escolher um template de email marketing, garanta que ele tenha um design responsivo em todos esses dispositivos para obter melhores resultados. Caso ainda não conheça o comportamento de leitura de seus contatos, procure analisar os relatórios de envios: as principais plataformas do mercado fornecem este dado.
  • Busque uma identidade: personalize os seus templates e procure manter neles uma unidade visual e que esteja presente nas suas múltiplas ações de marketing digital. Isso facilita que os seus contatos identifiquem a sua empresa em todas as mensagens que receberem dela.

 

Tipos de templates de e-mail marketing

Para que você possa fazer o melhor uso desse recurso, vamos listar alguns tipos de templates e como você pode aplicá-los em suas estratégias.

 

Templates para mensagens de boas-vindas

Quando um novo contato é adicionado à sua base, por meio de um cadastro na sua newsletter, no seu site de compras ou algo do tipo, é essencial que você mande a ele um e-mail de boas-vindas. Dessa forma, a empresa se apresenta e inicia o processo de relacionamento e engajamento com um cliente em potencial.

Uma mensagem tão importante como essa precisa ter um template bem trabalhado. É importante que o texto exponha as características e vantagens da empresa, combinado a imagens que transmitam a sua identidade, aquilo que a empresa promove e valoriza.

Já que é a apresentação, a parte visual deve ser bem trabalhada para conquistar o contato, fazê-lo se interessar ainda mais.

 

Modelos para e-mail promocionais

Se o seu objetivo é promover uma oferta por meio de e-mail marketing, vai querer um template que possibilite boas oportunidades de engajamento. Não importa se você está ofertando um produto, um serviço ou um conteúdo gratuito: é necessário incluir chamados para a ação que incentivem a compra ou o acesso ao conteúdo.

Para promover produtos, use boas imagens dos mesmos. E isso vale também para aquelas mensagens usadas para lembrar aos clientes de um carrinho abandonado na sua loja virtual. Nesse caso, incluir links para selecionar mais produtos e concluir a compra incentiva que a transação continue.

 

Templates para e-mails informativos

Para enviar aos seus contatos novidades sobre a sua empresa ou conteúdos sobre o seu nicho por meio da sua newsletter, use templates de e-mail marketing que lhe permita investir em textos e chamadas um pouco maiores, sempre com links que direcionam ao seu site.

 

Templates de e-mail marketing para datas comemorativas

Datas comemorativas como o dia das mães, natal e a Black Friday são sempre ótimas oportunidades para engajar a sua base de contatos, promovendo ofertas especiais, vantagens exclusivas e fazendo com que eles se sintam valorizados em um dia especial.

Textos breves e elementos visuais atrativos, com um aspecto de celebração, são uma ótima combinação para ganhar a atenção do público, principalmente se você der destaque a ofertas realmente boas para eles.

 

Onde encontrar um template de e-mail de qualidade?

O IAGENTEmail possui um pacote completo de templates de e-mail marketing prontos para você utilizar e personalizar de acordo com a identidade da sua empresa, independentemente de qual for o seu nicho ou o perfil da sua persona. Se quiser fazer um teste, é só solicitar através deste link, conhecer e começar agora mesmo a aplicar as dicas que você aprendeu aqui hoje.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
Como medir o sucesso do RCS métricas e ferramentas
Medir o sucesso das campanhas de Rich Communication Services (RCS) é essencial para entender seu...
Tendências do RCS o que esperar nos próximos anos
O Rich Communication Services (RCS) está em constante evolução, e as tendências futuras prometem transformar...
Personalização em massa com RCS como criar mensagens personalizadas para milhares de clientes
A personalização em massa é uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento dos clientes. Com...