Quando estamos construindo uma peça de email marketing e em nossa base de emails existem muitos domínios do Gmail, é importante tomar algumas precauções para correta exibição da sua mensagem.
Matéria atualizada com a colaboração de Marco Antonio Contarski
* Utilize dentro da tag img o paramêtro style = “display: block”, caso contrário o Gmail irá adicionar espaços em brancos entre as imagens recortadas do seu HTML;
* Utilize sempre CSS inline, ou seja, dentro das tags HTML. O Gmail não suporta CSS externo;
* O Gmail não suporta imagens de fundo (background-image). Uma saída é utilizar background-color, pois é a única propriedade de background aceita;
* Quem utiliza o navegador Mozilla Firefox verá todos links com sublinhado na cor azul padrão. Este é uma característica do navegador, e não do Gmail. Cuidado com os links criados para que eles tenham leitura na sua mensagem, pois o Firefox tem uma parcela considerável de usuários;
* Ao identificar um endereço de email ou um endereço de site, eles são sublinhados automaticamente. Formate endereços de emails e sites independentes da formatação do texto em seu código-fonte;
* Não há suporte para Flash, GIF animado, vídeos e formulários no corpo da mensagem – os vídeos do Youtube são exibidos como anexos no Gmail;
* As tags map e ol não são suportadas pelo Gmail.
* Para garantir que seus elementos tenham o mesmo margin e padding em todos os servidores, infelizmente não é possível fugir da boa e velha tabela. Substitua as divs por tabelas, margin porcellspacing e padding por cellpadding sempre que precisar.
Bom, além destas dicas técnicas é bom nunca esquecer também da boas práticas no email marketing. Desta forma seus envios terão sucesso garantido.