Higienização da Lista de E-mails é o primeiro cuidado que as empresas devem tomar para acertar na estratégia de envio de e-mail marketing. Fazer a manutenção periódica para manter contatos engajados e “quentes” só irá ajudar a melhorar a performance das campanhas de e-mail.
Por que a Higienização da Lista de E-mails é crucial?
Por isso essa etapa é tão importante. Se essa medida não for tomada, há sérios riscos de que o esforço seja em vão, com mensagens sendo enviadas para o lixo eletrônico ou bloqueadas pelos provedores. E isso nenhuma marca quer, não é mesmo?
O que é considerado na Higienização da Lista de E-mails?
Higienizar a base de contatos permite que sejam excluídas contas de e-mail com status de erro permanente (endereço de e-mail ou domínio que não existem mais), com status de cancelado (solicitou não receber mais e-mails), com suspeitas de armadilhas (traps) ou de abandono da caixa de e-mail.
Ah, os e-mails que não interagem há mais de seis meses têm uma grande chance de serem higienizados. Para esses contatos, antes da exclusão, aconselha-se realizar uma ação para entender o que aconteceu ou pode ter acontecido.
Quando um e-mail é considerado inexistente?
Para um e-mail ser considerado inexistente, é necessário que ele não seja acessado há pelo menos dois anos (a depender do provedor, pode levar mais tempo ainda). Quando isso acontece, os envios não são mais realizados para aquela caixa de e-mails e, por não ter engajamento, a reputação do domínio da empresa é prejudicada.
Como a reputação do remetente é construída?
A reputação é construída com base no quanto os e-mails enviados são ou não relevantes para quem os recebe. Abrir o e-mail, baixar imagens, clicar em links, movimentar mensagens da caixa de spam para a de entrada, adicionar o remetente aos contatos confiáveis e manter uma frequência equilibrada de envios são atitudes que impactam positivamente a reputação do remetente.
O que pode prejudicar a reputação?
Se o destinatário não abre os e-mails, exclui, cancela a assinatura ou denuncia para o provedor, isso tudo contribui para baixar a reputação do domínio.
Além disso, fatores como peso das imagens, formato do layout, termos utilizados na mensagem e, principalmente, a reputação do remetente influenciam se o e-mail vai para a caixa de entrada ou para o spam.
Quais os riscos de não higienizar a base?
Em casos extremos, pode haver bloqueio temporário ou permanente no envio de e-mails. Isso ocorre quando há envios frequentes para contatos inexistentes, quando o domínio está listado em blacklists ou quando há disparo de e-mails para armadilhas (spam traps).
Higienização da Lista de E-mails: A vantagem de usar o IAGENTEMail
As empresas que utilizam o IAGENTEmail contam com um algoritmo de higienização que analisa os e-mails da base considerando a interação em todos os envios. Isso é uma grande vantagem da ferramenta e um filtro essencial antes de disparar campanhas.
Coloque o conhecimento em prática
Agora que você já sabe a importância da higienização da lista de contatos, que tal colocar em prática esse conhecimento para suas campanhas de e-mail performarem melhor? Fica o desafio.
Se achar melhor, pode entrar em contato diretamente com nossa equipe de suporte para auxiliar na higienização de sua conta. Claro, em caso de dúvidas, deixe sua opinião nos comentários.
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