Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Por que a higienização da base de dados é tão importante para os resultados da sua campanha?

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para negócios que pretendem contar com uma boa estratégia digital, principalmente quando o objetivo é fidelizar clientes. Oferecendo conteúdo de qualidade e ações promocionais, é possível ter um aumento significativo nas vendas e impulsionar seu negócio.

Porém, para que você conte com um melhor aproveitamento das campanhas através de e-mail marketing, alguns cuidados são necessários, principalmente quando falamos da sua base de dados, ou seja, a sua lista de e-mails.

Muitos empreendedores descuidam desse detalhe e acabam não higienizando a sua base de dados, tanto com serviços ou softwares especializados, quanto com a verificação mecânica da sua lista. A limpeza da sua base de dados é um item de extrema importância para garantir que sua campanha seja eficiente. Independente do tempo que você tenha demorado para construir sua lista, ou do número de assinantes que você já conquistou, é preciso de forma periódica realizar a limpeza.

Limpar sua base de dados, contudo, não significa apenas verificar erros de digitação nos endereços de e-mails. Erros de digitação, ferramentas profissionais conseguem identificar e apresentar no relatório de erros (o IAGENTEmail desativa este e-mail da base de dados evitando que seja enviado e tarifado novamente). É preciso respeitar os contatos que solicitaram descadastramento (opt-out) além de verificar o indice de engajamento com seus comunicados (usuários que nunca abrem os conteúdos enviados).

Isso permite que você elimine da sua lista os potenciais “spamtraps” ou aquilo que chamamos de usuários desconhecidos. Caso contrário, você corre um sério risco de que todo o seu esforço de criar um conteúdo atraente e ações promocionais exclusivas estejam sendo encaminhadas para o lixo eletrônico, ou ainda, bloqueadas pelos provedores dos destinatários.

Mas como um usuário desconhecido ou inválido entra na minha lista?

Muitos se perguntam isso e os motivos podem ser diversos. Os mais comuns são erros de digitação e pessoas que informam e-mails falsos propositalmente.

Se o seu e-mail marketing contar com um sistema de Double opt-in, dificilmente você conta com esse problema, afinal, toda vez que um e-mail integra a sua base de dados, existe uma confirmação do endereço em questão.

Em mecanismos de e-mail marketing que utilizam formulários HTML, por exemplo, os endereços inválidos podem ser mais frequentes.

A forma mais eficiente para se livrar dos usuários desconhecidos é configurar adequadamente o processamento de bounces, para que os endereços inválidos retornem e você possa facilmente identificá-los.

ROI e e-mail marketing

ROI, do inglês “return on investiment”, significa retorno sobre o investimento. O e-mail marketing não é uma ferramenta gratuita e por isso precisa de investimento para trazer o retorno desejado. O custo gerado por ele, que vai além da ferramenta e envolve muitas vezes uma equipe de criativos para criá-lo, deve ser menor do que o retorno que ele proporciona. Por isso, ao contar com essa ferramenta é preciso fazer com que ela seja de fato efetiva.

Além da limpeza da base de dados, muitos empreendedores pecam pelo fato de distribuírem exaustivamente e-mails sem preparar uma campanha que realmente engaje, fale com seu cliente e por isso promova resultados. Uma base mais enxuta, segmentada e com contatos que realmente estejam engajados é mais econômica e rentável, permitindo que se utilize um plano menor e um resultando (taxa de abertura e cliques) maior!

Para quem tem que contar com um bom retorno, limpeza de base de dados e campanhas bem estruturadas são fundamentais.

Essas dicas foram úteis para você? Então deixe abaixo seus comentários! A IAGENTE oferece diversas soluções em e-mail marketing, com relatórios que proporcionam melhores resultados para essa ferramenta. Entre em contato e saiba mais!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...