Um dos fatores mais importantes na hora de planejar uma campanha de e-mail marketing é a escolha da data e hora de envio. Estudar e buscar entender mais sobre o dia a dia do seu cliente, seja ele fixo ou em prospecção, e sobre quais são as suas preferências e horários pode auxiliar muito na eficácia de uma campanha e fazer com que ela apresente resultados excelentes.
Imagina só se você soubesse tanto sobre o dia a dia daquele usuário, ao ponto de ter precisamente o horário em que o e-mail dele estará aberto e pronto para receber uma mensagem sua? Super legal não é mesmo? Nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre dias e horários certos para enviar e-mails marketing para o seu público-alvo. Vamos lá!
ESTRATÉGIA DE ENVIO
Do mesmo modo que acontece nas estratégias criadas para social media, quando você busca um maior desenvolvimento para um post em específico, você procura saber quais são os melhores dias e horários para publicar esse conteúdo. Funciona igualmente para os envios de e-mail marketing, você precisa considerar informações que sejam relevantes e possam te dar um destaque maior e otimizar os seus encaminhamentos.
Tudo o que acontece dentro desses envios tem um motivo, se seus e-mails são abertos apenas uma vez ou nem chegam a ser visualizados, existe uma razão para que isso aconteça. E é aí que a estratégia de envio entra, se baseando em dados quantitativos e qualitativos que mostram a oportunidade perfeita para ser notado por aquele usuário.
O MELHOR E O PIOR DIA PARA ENVIO DE E-MAILS?
Atualmente existem milhares de estudos que falam sobre esse assunto, desde quais são os melhores temas a serem abordados, até os melhores horários. Então uma das maiores empresas de gerenciamento de marketing do mundo, a CoSchedule, cruzou todos esses dados e calcularam a média dos dias e horários que geralmente têm um melhor desenvolvimento, chegando então na terça-feira como o melhor dia para se enviar e-mails marketing.
Pensa só, na terça já estamos com a caixa de entrada vazia – pois na segunda-feira já verificamos todos os e-mails importantes do final de semana – então, quando recebermos uma newsletter, por exemplo, não iremos ignorar para priorizar outros assuntos mais relevantes, certo?
Já o pior dia é considerado o sábado, e nesse caso nem é preciso explicar muito o porquê não é? Você passou a semana inteira lendo e-mails infinitos e sábado é seu primeiro dia de folga, onde você só quer relaxar e pensar em qualquer coisa menos nas newsletters que estão chegando na sua caixa de entrada.
E QUAL O MELHOR HORÁRIO?
O horário em que o envio vai acontecer é tão importante quanto o dia, talvez até mais. Existem alguns pontos principais a serem considerados aqui, são eles: tipo de público, rotinas e, fuso horário. Voltando novamente no assunto público-alvo, entender qual é a realidade do seu cliente é importantíssimo nesse caso.
Sabendo onde vive o seu público-alvo, você consegue montar uma rotina de envios específica para ele. Ainda falando sobre a pesquisa feita pela CoSchedule, o melhor horário médio para envio de e-mail marketing é o das 10h da manhã, onde as pessoas já estão trabalhando há algum tempo, ou seja, já limparam a caixa de entrada. Isso vai fazer sua mensagem ficar no topo e ser vista mais rapidamente.
COMO EU DEFINO O “MEU” MELHOR DIA E HORÁRIO?
Bem, isso é algo difícil de se estipular especificamente sem uma pré-análise de dados, portanto a melhor forma de designar quando seus e-mails marketing devem ser disparados é observando o comportamento dos seus contatos através dos próprios relatórios de envios. Os estudos e os dados informam as melhores práticas de marketing de modo geral, mas nem sempre acontece como foi planejado.
Nesse caso, a demografia pessoal da sua empresa deve determinar cada passo, para isso envie vários e-mails, com variações de dias e horas, depois analise qual foi o momento de melhor retorno e mantenha esse padrão, até perceber uma nova mudança.
Agora que você já sabe mais sobre os horários de maior índice de abertura para o e-mail marketing, só falta colocar em prática. Não deixe de conhecer o IAGENTEmail.