Um planejamento de marketing precisa considerar todos os canais de mídia e todas as estratégias possíveis para estabelecer uma conexão com seus consumidores – ou possíveis consumidores. Por essa razão, o ideal é que apresente uma série de ações combinadas, em mídias diversas, a fim de reforçar os valores da sua marca e atrair o maior público possível. Então, se você estiver na dúvida entre utilizar e-mail marketing ou SMS, acabe com ela agora: use as duas e aproveite o melhor de cada uma!
O Email Marketing como canal direto com seu público
A sua base de contatos é o ponto de partida do trabalho com e-mail marketing e pode fazer toda a diferença na comunicação com seus clientes. A partir de um plano estruturado, você pode elaborar conteúdos específicos para cada categoria de clientes – quem já fechou vendas com sua empresa, quem entrou só uma vez nos seus canais online, e por aí vai – e estabelecer a abertura de um canal de comunicação.
Ao trabalhar com um serviço estruturado e envio de e-mail marketing, você tem a vantagem de receber relatórios detalhados sobre como cada grupo de clientes está reagindo ao seu conteúdo, em quais pontos está indo bem e onde precisa melhorar – ou até corrigir a rota. O importante é ter uma estrutura que garanta o recebimento dessas informações e ajude você a tomar as melhores decisões para o seu negócio. Um bom exemplo é a IAGENTEmail, ferramenta que permite que você acompanhe, em tempo real, o comportamento da sua lista em relação aos e-mails recebidos: quantos são visualizados, quantos são abertos, quantos revertem, entre outras informações.
O SMS como alternativa direta e rápida
Embora o mundo esteja cada vez mais conectado através das redes sociais, o SMS ainda tem uma função muito importante enquanto ferramenta de comunicação direta, rápida e com uma taxa de recebimento impressionante – acima de 90% após três minutos. Por essa razão, é uma ferramenta que não deve ser ignorada!
Ao ser combinado com uma estratégia de e-mail marketing, o envio de SMS será um forte aliado no sentido de reforçar a importância de sua marca, demonstrar a preocupação que ela tem com o consumidor e estabelecer um forte vínculo com o público que deseja atender. Desde que, é claro, você consiga dosar a medida das coisas: o que significa não encher a caixa de mensagens (seja por e-mail, seja por SMS) do seu cliente.
Público engajado
Nunca esqueça uma regra de ouro, tanto para ações de e-mail marketing quanto para SMS: nunca compre listas. Ao utilizar sua base de dados, seja de telefones, seja de endereços de e-mail, você está lidando com um bem muito valioso. São clientes ou potenciais clientes que, voluntariamente, deixaram seus dados em algumas de suas plataformas e estão em busca de informações de produtos ou serviços que estão na sua área de atuação. Essas informações são muito valiosas e é partir delas que você pode construir uma relação de confiança com seu consumidor. Ao enviar mensagens personalizadas, oferecer descontos exclusivos e direcionados (através de códigos enviados por e-mail ou SMS, por exemplo), você estabelece um vínculo entre sua marca e seu público. Daí para efetivar a compra – e fidelizar esse cliente – é uma questão de tempo.
Melhor dos dois mundos
Tanto o e-mail marketing quanto o SMS são canais muito fortes de comunicação e possuem um grande potencial. Além do alto retorno, demonstram mais efetividade e são extremamente flexíveis – com a possibilidade de personalização de mensagens, categorização de grupos de recebimento, entre outras customizações. Mas, para isso, é bom contar com um bom fornecedor, que entenda a necessidade da sua empresa e traga soluções que se adequem ao que você precisa. Vale a pena conferir as opções que a IAGENTEmail e a IAGENTEsms disponibilizam para empresas.
Siga as regras
Tanto e-mail marketing quanto SMS são ferramentas que podem ser utilizadas em larga escala, ou seja, aplicadas a uma grande quantidade de usuários. E, por essa razão, exigem também um cuidado especial: regras de envio e acompanhamento são necessárias. Caso contrário, você pode causar um efeito negativo e “cansar” seu público. Ou, pior ainda, virar um remetente indesejado e cair em caixas de SPAM ou sofrer denúncias. Novamente, uma estratégia conjugada fará toda a diferença neste momento. É necessário manter atenção, também, a questões legais, como dias e horários de envio. Nos dois casos, é preciso seguir o que a lei estabelece, em termos de envio de mensagens com caráter publicitário: dias da semana e em horários comerciais.
Atacar todas as frentes
Utilizar o e-mail marketing associado ao SMS em sua campanha é a melhor maneira de garantir que seu conteúdo chegará até o cliente da melhor maneira. O que isso quer dizer? Que uma ferramenta pode complementar a outra: enquanto o e-mail tem a vantagem de um espaço maior para trazer conteúdos relevantes, o SMS é uma ferramenta rápida, que pode contribuir com lembretes sobre datas, pagamentos, promoções exclusivas, entre outras ações complementares. Quando feita da maneira correta e apoiada em serviços confiáveis, essa estratégia tem o poder de envolver o seu público e conduzi-lo da melhor maneira no processo de fechamento de uma compra. Ou, melhor ainda, fidelizá-lo!
E-mail marketing + SMS na prática
Quer ver algumas ideias de como conjugar as duas ferramentas na sua campanha de markerting? Nós te mostramos:
- envio de mensagens SMS para clientes que abriram o e-mail marketing de uma campanha (reforço com informação adicional ou código especial de desconto)
- SMS para usuários que não abriram o e-mail (para reforçar que existe um conteúdo especial)
- E-mail marketing indicando que a compra pode ser paga com código de barras enviado pelo SMS
- Envio de convites (para palestras, conteúdos exclusivos, webinars, clubes de clientes, etc.) por e-mail com confirmação de código SMS para participação
- Pesquisa de satisfação através de SMS para uma compra ou evento realizado
- Envio de lembrete, por SMS, para uma cobrança que será enviada daqui a um ou dois dias
Viu como é possível integrar soluções e conseguir os melhores resultados com propostas integradas? Então, não deixe de conferir as ferramentas IAGENTEmail e IAGENTEsms e tudo que elas podem oferecer para sua empresa. E não deixe de acompanhar todas as novidades aqui no blog, ok?