Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Como trabalhar textos no email marketing

Como trabalhar textos no email marketing

O texto para uma peça de email marketing deve ser objetivo, relevante e atrativo. Uma boa técnica de construção de texto é fazer com que ele “converse” com o leitor, tornando a mensagem mais humana e como tivesse sido escrita somente para ele.

Não envie muito conteúdo

Textos extensos e formulários de cadastro não são bem aceitos pelos provedores de email. O email deve ser uma comunicação rápida e objetiva, uma vez que estamos em uma era onde as pessoas sofrem com a saturação de informações.
Sugestão: crie links e textos interessantes em sua mensagem e direcione para o conteúdo completo no seu site. Deixe os formulários de cadastros em seu site também porque muitos webmails consideram estes como tentativa de captura de dados.

Evite palavras e termos considerados SPAM

Não utilize Clique aqui, Participe, Imperdível, Não perca, etc. tanto no assunto como no conteúdo da sua mensagem (textos, nome de imagens, links, diretórios, nome de arquivos, etc.).
Sempre faça o teste Anti-spam no sistema do IAGENTEmail para verificar a pontuação da sua mensagem.

Identifique-se em suas mensagens

Assine o rodapé com o nome da empresa, endereço, telefone e-mail de contato. Isto gera credibilidade e evita bloqueios nos provedores de email.

Evite formatar todo o texto em vermelho ou verde

O texto em verde ou vermelho pontua nos mecanismos de anti-spam por sugerirem a ideia de se tratar de um email de promoção. Se for utilizar cores nos textos faça de forma inteligente, usando somente para algum destaque na sua mensagem. Nunca utilize o texto em vermelho ou verde em toda mensagem.

Não utilize pontuação em excesso, como “!!!!!!” ou “????”

Evite esta prática principalmente no assunto da mensagem pois caracteriza spam ou emails promocionais.

Não tente “camuflar” expressões suspeitas

Não tente “camuflar” expressões suspeitas substituindo letras por números ou símbolos, como em cliqu3 ou  g_r_a_t_i_s.  Também caracteriza spam.

Veja também:
Recomendações para construir o template de Email Marketing plain-text ou texto puro

Como trabalhar textos no email marketing

Filtro avançado

campanhas de e-mail marketing
Campanhas de e-mail marketing para promover eventos de lançamento de produtos: descubra táticas simples, exemplos...
erros comuns em e-mail marketing
Quer saber por que suas campanhas falham? Erros comuns em e-mail marketing que prejudicam resultados...
integração de sistemas
Para garantir uma experiência de cliente excepcional e otimizar os processos internos, a integração de...