Proporcionar novas experiências, encantar e acolher são alguns dos princípios da hotelaria. Por isso, uma comunicação eficiente e descomplicada é extremamente importante! Já pensou utilizar o SMS e o E-Mail Marketing para comunicar e impressionar seus hóspedes? Confira as dicas que a IAGENTE trouxe exclusivamente para hotéis que querem se diferenciar e aumentar as suas reservas!
SMS para uma comunicação mais clara
Para o ramo da hotelaria o SMS é uma ótima ferramenta de avisos, confirmações e até mesmo dicas. Veja alguns exemplos que separamos:
1- Avisos sobre promoções do Hotel
Enviar SMS com as promoções exclusivas do hotel ajuda a fechar mais reservas. Se você tem uma rede de hotéis, que tal aproveitar e oferecer outras localidades para quem já é cliente, por exemplo:
- “Ivan, a IAGENTE Hotéis de Gramado está com 50% de desconto nas reservas dos quartos standard para o mês de agosto, acesse iagentehoteis.com/promo e reserve!”
- “Luana, agora que você já conhece a Bahia, que tal conhecer outras praias quentes do Brasil? A IAGENTE Hotéis de Recife está com 30% OFF para reservas feitas HOJE. Acesse iagentehoteis.com/promo-ferias”
2- Informações e lembretes
Mostre aos hóspedes o quanto você se preocupa com eles antes mesmo deles chegarem ao hotel. Envie um SMS com a confirmação e data da reserva, horários de check-in e check-out, dicas sobre a cidade, restaurantes, lojas, parques próximos ao hotel e muito mais, confira:
- “Eliane, sua reserva no IAGENTE Hotéis Canela foi confirmada! Check-in às 14hs (05/10) e check-out às 12hs (08/10). Agradecemos a preferência!”
- “Lisandra, agradecemos a sua preferência pelo IAGENTE Hotéis Floripa. Confira antecipadamente nossas acomodações através deste vídeo bilyt.com/video”
- “Jéssica, já programou passeios pela Serra Paulista? O IAGENTE Hotéis de Atibaia preparou uma lista dos locais mais próximos para você visitar: iagentehoteis.com/programacao”
- “Ariel, como forma de agradecimento pela preferência, o IAGENTE Hotéis RJ lhe oferece Transfer GRATUITO do Aeroporto Santos Dummond até o nosso hotel. Responda SIM para aceitar”
3- SMS para lista de espera
Em feriados e datas sazonais, a procura por quartos aumenta muito! Que tal aproveitar esse momento para criar uma lista de espera? Caso algum quarto fique vago ou haja cancelamento, é possível enviar um SMS para essa lista.
- “Silvana, uma boa notícia para você: vagou um quarto duplo para esse final de semana! Como você manifestou interesse em estar na lista de espera, responda SIM e reserve agora mesmo!”
4- SMS para campanha de fidelidade
Aqueles hóspedes mais assíduos merecem condições especiais, concorda? Que tal fazer uma campanha exclusiva por SMS para quem já se hospedou no hotel mais de duas vezes? Além de valorizar a preferência do cliente, também é possível aproveitar datas menos concorridas para encher o hotel. Veja um exemplo:
- “Paulo, nós do IAGENTE Hotéis Porto Alegre, como forma de gratidão pela sua fidelidade, lhe oferecemos 50% de desconto na diária até 31/08. Reserve já: iagentehoteis.com/fidelidade”
E-mail marketing para encantar (e lucrar mais)
O e-mail marketing atrai novos clientes e auxilia no processo de encantamento. Ele deve ser utilizado em toda a jornada do consumidor, fortalecendo os laços com a sua marca. Confira nossas dicas:
1- E-mail de agradecimento pela reserva:
Normalmente este é o primeiro passo para criar um relacionamento pessoal entre o hotel e o hóspede. Logo que a reserva for confirmada, é interessante disparar um e-mail automaticamente agradecendo a preferência. Que tal incluir nesse e-mail imagens do hotel, das acomodações, áreas de lazer e tudo o que o hóspede poderá usufruir? Também é legal apresentar os serviços extras que o hotel disponibiliza. Esse tipo de e-mail minimiza os riscos de cancelamento, afinal, desperta no cliente uma certa ansiedade e desejo de conhecer o hotel.
2- E-mail antes da estadia no hotel:
O envio deste tipo de e-mail, além de mostrar ao hóspede a importância que ele tem para você, também serve para reforçar informações importantes (como horário de check-in e check-out) e dar dicas sobre a região. Já pensou que legal incluir um guia gastronômico, informando sobre os locais próximos ao hotel? Um apanhado geral de comércios, como: farmácias, shoppings e mercados também facilitam muito a vida de quem está visitando a cidade pela primeira vez.
3- E-mail após a estadia:
Agora que você já fez tudo certo, encantou seu hóspede, ajudou no que foi preciso e deu dicas, não pode deixar que ele se esqueça do seu hotel, certo? Com esse tipo de e-mail, você pode agradecer pela estadia, pedir opiniões ou comentários sobre os serviços e avisar que a partir de agora ele receberá ofertas e benefícios do hotel. A maneira de criar um relacionamento com os hóspedes é mostrar que sua empresa se importa com a experiência que tiveram.
4- E-mail Promocional:
Claro que não podemos esquecer dos e-mails promocionais! Uma forma de mostrar todas as vantagens, descontos e ofertas do hotel. Capriche nos assuntos do e-mail, crie layouts atrativos, use fotos das acomodações, café da manhã, piscina, sauna e tudo de melhor que você pode oferecer. E claro, não esqueça de segmentar de acordo com seu público-alvo! Veja algumas dicas:
- Seu hotel fica em um centro urbano e costuma receber muitos executivos? Você pode fazer uma campanha de fidelidade para quartos standard;
- Que tal usar a suíte presidencial do hotel para atrair recém casados e casais em datas especiais, como o dia dos namorados? Ofereça mimos, uma decoração especial, café da manhã no quarto, spa relaxante, etc;
- Seu hotel possui piscina aquecida? Aproveite o inverno e dispare e-mails divulgando fotos da piscina e convidado a conhecer o hotel.
Viu como o SMS e o E-mail marketing podem ajudar na comunicação e fidelização com os clientes do seu hotel? Agora é só botar em prática criando e-mails lindos e mensagens emocionantes! Se precisar de ajuda pode contar com IAGENTE!
Até a próxima!