Newsletters são uma das principais recursos que marcas com forte presença digital têm de se comunicar de forma direta e eficaz com os seus clientes e público-alvo. Nesse sentido, é fundamental que profissionais de marketing saibam construir uma Newsletter eficiente, que informe os leitores e seja interessante.
Quer saber como fazer isso? Então leia esse artigo completo sobre o tema, e fique ligado nas dicas que separamos para você criar uma Newsletter eficiente para a sua empresa!
O que é Newsletter?
Uma Newsletter é um e-mail informativo que tem objetivo de compartilhar informações e atualizações de uma marca sobre assuntos pertinentes, como: notícias, eventos, dicas, promoções, recomendações, tutoriais e demais temas.
Geralmente as newsletters são enviadas para um público em específico, que deve ser escolhido estrategicamente pela empresa. Além disso, elas são enviadas em prazos regulares, podendo ser semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou com frequência que a marca desejar.
Por fim, é importante dizer que as newsletters são uma ferramenta de marketing e comunicação muito eficaz para, isso porque por meio delas, a sua marca pode impactar de maneira direta o público desejado.
O que é uma Newsletter eficiente?
Você já sabe o que é uma newsletter mas ainda não sabe qual a definição para uma newsletter eficiente?
De forma geral, uma newsletter eficiente pode ser entendida como toda mensagem informativa enviada e que atinja os seus objetivos de comunicação, informação e engajamento com a sua audiência pretendida.
Existem diferentes formas de definir e construir uma newsletter eficiente, e as principais delas são:
- Conteúdo bem redigido, relevante e interessante;
- Assunto atrativo e, de preferência personalizado;
- Frequência de envio;
- Layout atrativo;
- Objetivo e CTA claros.
4 dicas para construir uma Newsletter eficiente!
Mencionamos acima algumas características que definem uma newsletter eficiente, mas para te ajudar a construir uma DO ZERO, separamos 5 dicas de como uma Newsletter eficiente. Confira nos tópicos abaixo!
Defina um objetivo para a Newsletter
Antes de começar a construir o conteúdo da sua Newsletter, você deve definir um objetivo para o envio dela. Ou seja, por que você vai criar esse conteúdo com a sua audiência e o que espera atingir com ele?
Vale ressaltar que os objetivos da sua newsletter podem ser distintos, mas devem ser reais e mensuráveis, como por exemplo:
- Aumentar a quantidade de vendas;
- Aumentar o ticket médio das compras;
- Melhorar o posicionamento da sua marca;
- Promover a imagem da empresa;
- Melhorar o relacionamento com o público-alvo, entre outros.
Planeje um conteúdo relevante e de qualidade
Depois de ter um objetivo definido, construa seu conteúdo pensando sempre em atender às necessidades e aos interesses do seu público-alvo. Além disso, certifique-se de que o seu texto esteja bem escrito, revisado e com fácil leitura.
Crie um design atrativo
Além de um bom conteúdo, crie um design atrativo e profissional para contribuir com a experiência do leitor. Além disso, é importante usar elementos gráficos variados, como: ilustrações, fotografias, infográficos, unidade de cores, ícones e outros, que contribuem para uma leitura mais dinâmica e dentro da identidade visual de sua empresa.
Escolha uma plataforma de envio
Por último, escolha uma plataforma de e-mail marketing para enviar as suas mensagens. Nessa etapa, dê preferências por ferramentas que te permitam criar diferentes layouts, utilizar templates, atualizar facilmente as listas de contato e mensurar os resultados de desempenhos dos seus e-mails.
Compartilhe as suas Newsletter com IAGENTEmail e garanta maior conversão
Conforme mencionado, uma das principais formas de garantir uma newsletter eficiente é enviando-a por meio de uma plataforma de e-mail de qualidade. E nisso, a IAGENTEmail pode te ajudar!
A IAGENTEmail é uma plataforma de E-mail Marketing completa, que te auxilia na produção de conteúdo, análise de métricas de desempenho dos e-mails enviados e na segmentação de contatos do seu público-alvo.