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Aprenda a analisar seus disparos de E-mail Marketing

Analisar dados de E-mail Marketing é uma das mais importantes ações dentro de campanhas de Inbound Marketing voltadas para E-mail. Isso porque, por meio da ação, é possível entender pontos fortes e fracos, e entender o que melhorar nas próximas oportunidades.

Pensando nisso, aprender a analisar dados de E-mail Marketing é fundamental para a construção de um fluxo estratégico, assertivo e que traz resultados.

Mas afinal, você sabe como analisar dados de E-mail Marketing? Se não, pode ficar tranquilo, porque neste artigo vamos explorar tudo sobre o assunto! Boa leitura!

Por que analisar seus disparos de E-mail Marketing?

Conforme mencionado, analisar dados de disparos de E-mail Marketing é um importante passo para o desenvolvimento das suas estratégias, principalmente, porque apenas por meio dessas análises você conseguirá definir planos de melhoria baseados em dados reais.

As principais insights de melhoria que você pode ter ao analisar os dados dos seus disparos são:

  • Avaliar o Desempenho;
  • Aperfeiçoar a Segmentação;
  • Melhorar o Conteúdo;
  • Otimizar o Design;
  • Aumentar a Taxa de Abertura e Cliques;
  • Reduzir o Descadastramento;
  • Acompanhar o ROI.

Como analisar o desempenho das suas campanhas de E-mail Marketing? Confira 5 métricas ESSENCIAIS!

Contudo, antes de saber quais mudanças promover em suas campanhas de E-mail Marketing, é necessário saber, primeiramente, quais métricas avaliar.

Descubra as principais métricas de E-mail Marketing analisadas por profissionais do setor, nos tópicos abaixo:

  1. Taxa de Abertura

A Taxa de Abertura representa o percentual de contatos que abrem o e-mail quando ele é recebido em sua caixa de e-mails. Essa métrica pode te ajudar a entender a qualidade dos seguintes fatores:

  • Assunto do E-mail;
  • Segmentação de contatos;
  • Período de envio.
  1. Taxa de Cliques

A Taxa de Cliques, ou CTR como também é popularmente conhecida, refere-se à quantidade de cliques gerados em seu e-mail, que depende primordialmente da chamada ou o destaque que é dado no conteúdo do seu e-mail.

  1. CTOR

A CTOR (Click-to-Open Rate) é uma das métricas mais importantes quando trata-se de mensurar o sucesso de um E-mail Marketing, isso porque ela é uma relação direta entre os cliques gerados e o número de e-mails abertos.

Na prática, a CTOR pode te ajudar a identificar a qualidade do design, dos links aplicados e do copy dos seus e-mails.

  1. Taxa de Cancelamento

A Taxa de Cancelamento reflete o número de contatos da sua lista que optaram por não receber mais os seus conteúdos. Na prática, perder contatos pode ser doloroso, contudo, é uma ótima solução para manter a sua lista de contatos limpa e apenas com leads que se interessam pelas suas mensagens.

  1. Geolocalização

A geolocalização pode ser uma grande aliada nas campanhas de e-mail marketing. Após o envio, é possível realizar ações com base na localização dos seus contatos. Para usar esse recurso, você pode segmentar seu mailing com base na localização geográfica dos destinatários e personalizar o conteúdo da campanha de acordo com a região ou a cidade. Você também pode usar a localização para enviar ofertas específicas para clientes em determinadas áreas ou para promover eventos locais. Quer alguns exemplos para se inspirar? Vamos lá: oferecer frete grátis para quem é de São Paulo; enviar convite de um lançamento para as pessoas que moram em Porto Alegre; ou disparar um informativo sobre mudança no sentido de determinada rua de uma cidade devido a uma obra naquele município.

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