Manter sua lista de e-mails atualizada e “quente” é fundamental para ter bons resultados nas suas ações de marketing. Ao limpá-la, você passa a enviar mensagens, ofertas e outros conteúdos apenas para quem realmente se interessa pelo que você tem a dizer, com maior probabilidade de engajamento. Suas taxas de cliques e aberturas sobem e sua entregabilidade aumenta. Naturalmente, seus resultados melhoram como um todo. Ou seja, trata-se de um simples ação como uma limpeza da base de leads que traz um importante retorno ao negócio.
Os contatos cadastrados como inexistentes ou irrelevantes precisam ser revistos, afinal, de nada adianta você manter uma base de contatos imensa, sendo que sua taxa de retorno positivo é mínima. A prática de envio de SPAM ou de mensagens consideradas dispensáveis pelo usuário pode prejudicar o seu desempenho e deixar uma má impressão com esse que poderia vir a ser um futuro cliente.
Além disso, a higienização da base de contatos evita gastos com pessoas que não estão interessadas em receber informações sobre a sua marca.
A higienização da lista de e-mails é necessária para selecionar os melhores leads da sua base. Se quiser entender um pouco mais sobre como ela funciona, continue lendo este artigo.
Como se faz e quais são os benefícios da limpeza?
Essa ação envolve basicamente limpar a sua lista de contatos, retirando aqueles que estejam classificados como inativos ou inválidos. Essa organização pode ser feita de forma manual ou automática. É claro que a segunda opção é a melhor, mais rápida e precisa. Um software de automação, por exemplo, faz esse trabalho no exato momento em que um contato se descadastra de sua base de dados.
Manter sua agenda atualizada evita que sua empresa envie campanhas para endereços de email que sejam inválidos ou inexistentes, poupando gasto e tempo e gerando resultados mais interessantes.
Entre os vários benefícios de se manter sua lista de contatos atualizada, o mais importante deles é o aumento na taxa de abertura e de cliques, afinal, esse é o objetivo principal do envio de um e-mail marketing, certo? Então, é exatamente para manter o real interesse de seus leads que você precisa que esta lista esteja atualizada. Clientes interessados é igual a aumento de vendas.
Fuja do SPAM
Outro ponto importante a se considerar é que, se você mantém em sua lista apenas clientes que de fato têm interesse nos conteúdos da sua empresa, o número de denúncias de SPAM diminuem drasticamente. Se alguns contatos te marcam como SPAM, seus e-mails passam a ser direcionados diretamente para a caixa de lixo eletrônico de todos os seus contatos. Isso acaba com a sua estratégia, joga suas taxas de cliques e aberturas lá embaixo e sua taxa de conversão cai drasticamente.
Custos X ROI
A diminuição dos custos e aumento do Retorno sobre o Investimento (ROI) também é um ótimo benefício conquistado por meio da limpeza da sua base de leads. Bem, em relação aos custos existe um fato óbvio: quanto maior for a sua lista de leads, mais caro será o serviço de envio de e-mail marketing. Então, cabe a você pensar se vale a pena pagar um valor alto para trabalhar com 10.000 leads, por exemplo, se apenas 1.000 te trazem retorno.
A IAGENTE trabalha hoje com duas plataformas incríveis de envio de e-mail marketing: a IAGENTEMail e a IAGENTEsmtp. Ambas ajudam a sua empresa a realizar a limpeza da base de leads, melhorando seu retorno.
IAGENTEmail
O IAGENTEmail é uma ferramenta que permite que você crie e mantenha um relacionamento com seu público, usando o e-mail como canal de comunicação – lembrando que 69,7% dos consumidores vêem o e-mail marketing como o melhor canal de relacionamento com as empresas. Fazendo tudo direitinho, seu ROI pode chegar a até 4.000%.
IAGENTEsmtp
Nesse caso, todos os princípios anteriores são mantidos, com o acréscimo de API’s de integração que enviam e-mails transacionais conectados aos servidores SMTP, por meio da API HTTP IAGENTE. Além de disponibilizarmos IP’s que não compartilhem reputação de outros envios com novos clientes, entregando a máxima qualidade.
Com isso o seu nível de entregabilidade cresce consideravelmente, aumenta a sua reputação e entrega os e-mails conforme os limites estabelecidos pelos provedores.
Percebeu como gerenciar a limpeza da base de leads pode impactar diretamente nos resultados da sua empresa? Então, agora que você já sabe alguns critérios para realizar a higienização da sua base de leads e suas implicações, conheça o IAGENTEmail.