E-commerce, redes sociais, sites e blogs estão presentes no dia a dia de milhões de brasileiros e você já parou para pensar que trabalhar com marketing é uma opção interessante diante de mercado em expansão?
Os números do setor comprovam este cenário. No Brasil, 94% das empresas usam o Marketing Digital em suas estratégias de vendas, de acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil.
Segundo pesquisa da Digital AdSpend Brasil, houve um aumento de 12% no gasto com publicidade digital no país em 2022. Foram gastos R$ 14,7 bilhões somente no primeiro semestre do ano.
A perspectiva é que este mercado continue crescendo e gerando novas vagas de trabalho para os profissionais de Marketing Digital. O estudo Future of Retail 2021 indica que o comércio eletrônico vai crescer 42% na estimativa feita para os anos de 2021 a 2025.
Profissão do futuro
O profissional de Marketing Digital hoje em dia possui um amplo campo de atuação e muitas possibilidades de emprego diferentes. Ele pode trabalhar em qualquer tipo de organização, desde grandes empresas até órgãos públicos e institutos de pesquisa. .
O profissional precisa ter conhecimento e habilidades técnicas (hard skills) de inúmeras ferramentas que criam conteúdos e oferecem soluções para atrair consumidores para as marcas, como Google Ads e Facebook Ads – mídias pagas; Inbound Marketing; automação; Copywriting, entre outras.
Para quem quer se conectar neste mundo cheio de possibilidades do Marketing Digital é necessário investir em cursos, em atualizações, consumir muito conteúdo do mercado em específico e ficar atento às novidades e estratégias, não só para engajar seguidores e promover produtos, mas também para fortalecer as marcas.
É uma área que exige o trabalho em equipe e, por isso, é preciso ter habilidades comportamentais (soft skills) como ouvir, compartilhar ideias e trocar experiências para que as tarefas possam ser cumpridas, inclusive na interação com outras áreas.
E, se você se animou e quer trabalhar com marketing, veja quais são as funções mais requisitadas e que podem crescer ainda mais segundo o relatório “Empregos em Alta” do LinkedIn:
- Autônomos: profissionais dedicados a criar conteúdo digital para redes sociais e vídeos para o YouTube;
- Especialistas em Marketing Digital: nesta função o profissional precisa dominar ferramentas essenciais para as marcas na internet como Search Engine Optimization (SEO), Marketing de Influência, Growth Hacking, Experiência do Usuário (UX), entre outras.;
- Serviços que envolvem a criatividade: profissionais podem se dedicar a ilustrações, redação, design gráfico, etc.
Se você vai trabalhar com Marketing, saiba que a média do salário no mercado brasileiro pode oscilar de acordo com cada empresa ou agência.
Veja valores médios pesquisados pelo Guia de Carreiras:
Assistente de Marketing — R$ 1.713,00
Analista de Marketing — R$ 2.315,00
Coordenador de Marketing — R$ 3.651,00
Gerente de Marketing — R$ 4.669,00
Fonte: Guia da Carreira
Conheça estratégias de Marketing Digital
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