Manter o relacionamento direto e transparente com o cliente é um dos principais desafios de qualquer empresa. As pessoas esperam, cada vez mais, serem atendidas com rapidez e eficiência. Quando falamos de transações online, torna-se ainda mais necessário demonstrar agilidade. É aí que entra o SMTP, uma solução que facilita o envio de emails transacionais. Não entendeu nada? Calma, continua a leitura com IAGENTE!
O que é SMTP?
SMTP é a sigla para Simple Mail Transfer Protocol, que pode ser traduzido como protocolo simples de transferência de correio. Esse é um padrão utilizado com eficiência na transferência de emails pela internet. Ele é compatível com as grandes plataformas de email utilizadas atualmente, como o Gmail, o Hotmail e o Outlook. O SMTP é um protocolo de envio, sendo necessário um outro protocolo, como o POP3, para completar a transferência da mensagem eletrônica. Assim, o POP3 — ou outro protocolo com função similar — atua como servidor de entrada e o SMTP atua como servidor de saída.
Para que serve o SMTP?
O SMTP é a solução ideal para o envio de emails transacionais. Este tipo de email serve para enviar respostas automáticas para o cliente para determinadas ações que ele faça no site da empresa. Por exemplo, ao realizar uma compra em uma loja virtual:
- Email de boas-vindas para um cliente novo
“Ola, obrigado por se cadastrar. Receba um cupom de 5% de desconto para aproveitar nossos produtos”.
- Confirmação de pedido
“Recebemos seu pedido. Porem, so podera ser enviado apos a confirmacao do pagamento”.
- Confirmação de pagamento
“Seu pagamento foi confirmado. Seu pedido sera enviado em ate 5 dias uteis”.
- Status de envio
“O produto foi entregue a transportadora. O seu prazo de envio e de ate 5 dias uteis”.
- Entrega do pedido
“Oba! Seu pedido foi entregue. O prazo para troca e de ate 30 dias uteis. Aproveite e avalie sua compra em nossa loja”.
Os emails transacionais contribuem para manter um diálogo aberto entre empresa e consumidor. Nesse contexto entra o SMTP, protocolo de transferência que controla o transporte e entrega de mensagens enviadas pela web de forma segura. Nele, é possível potencializar as ações de marketing. Além disso, programar tarefas e respostas automáticas em diferentes sistemas externos.
O processo de envio de email transacional por SMTP ocorre da mesma maneira que o email normal, nada é diferente. Se houver algum problema e a mensagem não possa ser entregue, o email fica em lista de espera até que seja entregue. Caso demore, a mensagem volta ao remetente. Dentre os seus benefícios de utilizar o SMTP para emails transacionais estão:
- Envio rápido de mensagens;
- Maneira simples de comunicação;
- Segurança ao enviar emails;
- Facilidade em enviar mensagens;
- Certeza de que a mensagem será entregue.
IAGENTEsmtp: solução SMTP para envio de emails transacionais
A IAGENTE oferece uma solução de integração de envio de emails, o IAGENTEsmtp. A solução engloba simplicidade e segurança. É indicado para quem quer estreitar a relação com consumidor e potencializar estratégias de marketing digital. Vale destacar que o SMTP para envio de emails transacionais é uma solução diferente do email marketing. O SMTP, como já mencionado, é um produto indicado para envio de mensagens automáticas em resposta a alguma ação realizada.
Confiabilidade, otimização e qualidade no envio de emails automáticos. São esses um dos benefícios oferecidos pelo sistema IAGENTEsmtp. Assim como outras soluções SMTP, o nosso produto também oferece simplicidade de uso e segurança na transferência de mensagens eletrônicas. Os relatórios de emails transacionais do IAGENTEsmtp, mostram quais são as mensagens mais lidas e links mais clicados pelos seus clientes. Dentre os benefícios exclusivos oferecidos estão:
- Relatórios de emails enviados;
- Relatórios de emails rejeitados;
- Relatórios de leitura;
- Relatórios de cliques;
- Relatórios de geolocalização.
Agora que você já conhece o protocolo SMTP, que tal começar a utilizar essa solução? Crie sua conta IAGENTEsmtp e envie até 1000 emails grátis por mês.