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Quando utilizar e-mails transacionais?

E-mails transacionais são uma ótima forma de conquistar a confiança de seus clientes, melhorar o reconhecimento de marca e até mesmo aumentar seu ticket médio.

Mas, você sabe como fazer isso na sua empresa? Se não, confira esse conteúdo completo sobre o tema, descubra o que são os e-mails transacionais e em quais situações eles podem ser utilizados de maneira estratégica.

O que são e-mails transacionais?

E-mail transacional é todo e-mail enviado para um cliente ou lead para atualizá-lo a respeito  de algo que seja de seu interesse.

Na maioria dos casos, os  e-mails transacionais são utilizados para informar clientes sobre um pagamento, uma cobrança, o envio de um pedido ou inscrições realizadas com sucesso.

E-mail transacional e e-mail marketing: qual a diferença?

Uma dúvida comum entre profissionais de marketing digital iniciantes é: qual a diferença entre um e-mail transacional de um e-mail marketing?

De modo geral, nos e-mails transacionais, o usuário espera uma resposta após uma tomada de ação, que pode ser uma compra, pagamento ou contato com a empresa prestadora de serviço. São e-mails, por exemplo, de status de envio de uma mercadoria, confirmação de inscrição em um curso, ou de resposta a uma reclamação.  De certa forma, o usuário consegue até mesmo prever que receberá determinado e-mail, uma mensagem direcionada a ele sobre um assunto específico. No caso de e-mail marketing, geralmente a mesma mensagem é enviada a uma quantidade grande de pessoas, em massa, sem individualização.

Vantagens de utilizar e-mails transacionais

Mas, afinal, quais são os benefícios de utilizar e-mails transacionais no seu negócio? Para saber isso e como conquistar vantagem competitiva em comparação aos seus concorrentes, confira os tópicos abaixo.

Ganhar a credibilidade do cliente

Primeiramente, um grande benefício de enviar e-mails transacionais é para ganhar a credibilidade do seu cliente.

Sempre que ele realiza alguma ação no seu site e recebe uma confirmação, ele se sente mais seguro e confia no seu trabalho. Portanto, é uma ótima estratégia para ganhar o respeito do seu público.

Aumentar o ticket médio por compra 

Outra vantagem possível na aplicação de e-mails transacionais é o aumento de ticket médio por compra.

Para ter esse resultado, a empresa em questão pode compartilhar e-mails recomendando produtos similares ou complementares aos que o usuário comprou/se interessou.

Otimizar processos

O e-mail transacional responde a uma ação que o cliente tomou em determinado momento, tais como solicitação de alteração de senha, acompanhamento de entregas após uma compra, envio de notas fiscais e cobranças, entre outras. Isso tudo pode ser feito com automação, otimizando processos. Além disso, ajuda a manter um vínculo positivo com o cliente, já que desta forma ele se sente mais seguro.

Envie e-mails transacionais e melhore seus resultados

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