Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

Conceitos de email: Protocolo SMTP, POP2 e IMAP

Certamente, você já deve ter se deparado com os termos Protocolo SMTP, POP2 e IMAP, não é verdade? Mas você saberia diferenciar o que cada sigla significa e qual a sua função nos processos de transferências de emails?

Pois bem, é exatamente sobre esses conceitos que falaremos neste artigo. Contudo, antes de avançarmos, é importante destacar que o sistema de email é fundamentado no trabalho conjunto de dois servidores distintos. Um deles é conhecido como Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), e o outro pode ser tanto um IMAP (Internet Message Acess Protocol) ou um POP (Post Office Protocol). Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é protocolo?

No contexto deste conteúdo, protocolo é o termo utilizado para se referir às “regras” que regem, organizam e sincronizam toda a comunicação entre dois sistemas computacionais. Isto é, o protocolo é responsável por controlar e permitir a transferência de informações.

No caso, POP2 e IMAP são dois protocolos padrões da internet que têm a função de receber o email, baixando as mensagens de um servidor para o seu smartphone, tablet ou computador. Já o Protocolo SMTP é quem envia o email.

O que é Protocolo SMTP?

É o “sistema” utilizado para que um email seja entregue a partir de um servidor de email para outro ou a partir de um cliente de email para outro servidor. Em outras palavras, é como se fosse um carteiro. Após capturar o conteúdo, as mensagens são encaminhadas para que o Protocolo SMTP, na sequência, às envie aos destinatários finais. Todo esse processo ocorre de maneira tão rápida e instantânea que pode até parecer simples, todavia existe uma série de procedimentos complexos por trás do serviço.

Vale salientar, ainda, que quem recebe a mensagem, ou seja, o usuário final, não tem autorização para fazer o download do conteúdo das mensagens do servidor. E é neste ponto que a função do Client de email é resistir ao POP2 ou IMAP, como é caso do Gmail, Thunderbird, Outlook, entre outros.

O que é IMAP?

Como já foi brevemente mencionado, o IMAP é o protocolo que tem acesso a todas as pastas de uma conta de email, deixando as mensagens com o mesmo status, tanto no software quanto no servidor. Ou seja, ele faz a sincronização dos conteúdos, sustentando a conexão para que possam ser feitas alterações e novas mensagens sejam atualizadas em tempo real.

O que é POP2?

É o protocolo que faz o download dos emails de um servidor e salva seu conteúdo localmente em um dispositivo (smartphone, computador ou tablet, por exemplo), não permitindo que o servidor armazene uma cópia das mensagens — a não ser que o usuário autorize essa opção nas configurações de sua própria plataforma de email.

O POP2 tem acesso somente à caixa de entrada e não pode baixar o conteúdo de nenhuma outra pasta da conta dos usuários.

O que podemos concluir?

Enquanto o POP2 faz o download dos emails para o Client local, permitindo que o conteúdo fique armazenado no servidor, mas sem sincronia, o IMAP faz a sincronização da caixa de entrada de emails com o conteúdo do servidor. Sendo assim, um mesmo email pode ser sincronizado em diversos locais sem que o conteúdo das mensagens se perca.

Por fim, é preciso entender que para que não ocorram imprevistos, é necessário seguir as normas de envio, já que emails fora do modelo estabelecido podem ser eliminados pelos servidores ou indo parar na pasta de SPAM. Uma forma de evitar isso, é contratar serviços de SMTP com credibilidade para que as campanhas de marketing tenham mais eficiência e as mensagens não acabem sendo incluídas nas blacklists.

Este artigo foi útil para você? Quer receber mais conteúdos informativos todas as semanas diretamente em seu email? Então assine a nossa newsletter para se manter por dentro das maiores novidades!

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
Tendências do RCS o que esperar nos próximos anos
O Rich Communication Services (RCS) está em constante evolução, e as tendências futuras prometem transformar...
Personalização em massa com RCS como criar mensagens personalizadas para milhares de clientes
A personalização em massa é uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento dos clientes. Com...
RCS vs. e-mail marketing Quando usar cada um deles
Com tantas opções de comunicação disponíveis, é essencial saber quando usar cada canal. O Rich...