Cada vez mais, consumidores e compradores de mercadorias utilizam meios digitais para fazer as suas compras ou até serem impactados por várias das mídias presentes no seu cotidiano. A diversificação e a digitalização dos nossos meios de consumo são alguns dos princípios do marketing 4.0, mas você sabe o que ele significa e como pode ajudar a sua empresa?
Para saber mais sobre como ele funciona na prática e quais são os seus principais pilares, fique ligado nesse conteúdo completo sobre o assunto!
Como surgiu o conceito de marketing 4.0?
A primeira coisa que você precisa saber sobre o marketing digital é que este é um conceito muito discutido pelo autor e referência no assunto, Philip Kotler. O especialista, inclusive, tem uma obra em conjunto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, nome de “Marketing 4.0”, onde ele discute os pilares do marketing e da comunicação digital.
Vale lembrar que, assim como a indústria, que também encontra-se na sua versão 4.0, o Marketing também evoluiu, e já não há mais uma separação tão clara entre as mídias online e offline.
O que é Marketing 4.0?
Consiste no conjunto de estratégias do marketing aplicada a um contexto da era-pós digital, ou seja, num momento do mercado onde a presença e digital e online das marcas se misturam de uma forma muito mais integrada.
De forma geral, no Marketing 4.0, cada vez mais as novas tecnologias existentes, principalmente a internet, moldam nossos comportamentos enquanto consumidores.
Pensando nisso, as estratégias mais comuns são:
- Google e estratégias de otimização (SEO);
- Redes sociais;
- Negócios digitais (e-commerces).
Os 5 ‘As’ do Marketing 4.0
Falando agora mais especificamente sobre a obra de Kotler sobre Marketing 4.0, o teórico traz conceitos muito claros sobre a digitalização do mercado. Ele os chamou de os 5 “As”.
Para saber quais são eles e como eles funcionam, confira os tópicos abaixo:
- Assimilação: no Marketing 4.0, antes de comprar de uma marca, o cliente deve conhecê-la e ter consciência do que ela representa;
- Atração: nesta segunda etapa, o cliente tem ciência de quem são as marcas competidoras e é atraído por qual oferecer mais benefícios no seu ponto de vista;
- Arguição: esse terceiro conceito diz respeito à capacidade que os usuários têm de questionar suas marcas preferidas, tirando dúvidas, fazendo críticas ou dando sugestões por meio de plataformas digitais;
- Ação: o consumidor toma uma ação depois que confirma suas expectativas sobre um produto ou serviço;
- Apologia: Após a passagem pelas outras etapas, o consumidor vira um promotor da marca – de forma positiva ou negativa, dependendo da sua experiência de compra e/ou consumo.
Como aplicar o Marketing 4.0 no seu negócio?
Agora que você sabe o que é e quais são os seus princípios aplicáveis em uma empresa, você deve estar se perguntando o que você pode fazer para melhorar a presença da sua marca no mercado digital.
Uma dessas estratégias é utilizar e-mails para se comunicar com os seus clientes e fazê-los avançar no funil de vendas.
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