Mensagens diretas são ótimas soluções para comunicação ativa com clientes, afinal praticamente todas as pessoas possuem telefone móvel para acessar esses serviços. Por isso, estratégias de SMS podem ser tão efetivas. Mensagens de texto curtas possuem altas taxas de abertura e conversão, por exemplo, e devido a isso são populares entre profissionais de marketing.
Entretanto, mesmo sendo um meio difundido de comunicação, planos estratégicos precisam ser adotados para garantir a sua eficiência.
Mas, você sabe trabalhar com SMS e como essa técnica pode ajudar na jornada do seu consumidor? Leia este artigo até o final e saiba como essa metodologia funciona!
O que é SMS e como funcionam?
SMS é a sigla de Short Message Service, ou “serviço de mensagens curtas” em português. Em resumo são aquelas mensagens de textos recebidas diretamente pelos celulares, sem a necessidade de instalação de algum aplicativo.
Mensagens diretas possuem mais eficiência para empresas quando tratamos de taxas de abertura e velocidade de leitura por se tratar de mensagens curtas e muito objetivas.
É muito comum ver que grandes empresas trabalham com SMS para contribuir nos seus processos de comunicação. Mas, você sabe quais assuntos são abordados nestes conteúdos e como eles ajudam a organização a traçar uma comunicação mais assertiva?
Veja logo abaixo alguns tipos de mensagens SMS que são comumente enviadas por empresas a seus consumidores.
Como utilizar o SMS em campanhas de Marketing
Conforme mencionado, várias empresas utilizam mensagens SMS para se comunicar com os seus clientes, podendo tratar diferentes assuntos e com diferentes intuitos. Veja agora uma lista de exemplos de como se comunicar com seus clientes por meio de mensagens diretas:
- Mensagens de atualização de entrega – no caso de produtos físicos;
- Envio de boleto ou códigos de pagamento;
- Confirmações de consultas;
- Sinalização de pendências;
- Aviso de descontos e promoções;
- Chamadas para falar sobre novos serviços e atualizações da marca.
Agora que você sabe quais são os comunicados feitos por meio do SMS, veja algumas dicas importantes que separamos para você que podem te ajudar a implementar a estratégia na sua empresa.
Seja assertivo e direto nas suas mensagens
O primeiro ponto e mais importante é saber se comunicar conforme as mensagens SMS exigem. Por isso, é fundamental que suas mensagens sejam curtas e claras. Também é importante ir direto ao ponto, afinal, para aproveitar o melhor da tecnologia, tais pontos devem ser empregados sempre.
Além disso, como em qualquer mensagem, o texto apresentado deve ser bem redigido e com ortografia e gramática corretas conforme as normas da língua portuguesa.
Analise suas métricas
Para entender os resultados das suas campanhas de SMS marketing e estabelecer novos planos de ação é primordial que você entenda o desempenho das suas mensagens. E a melhor forma de fazer isso é avaliando suas métricas, como: taxas de recebimento, abertura, cliques e conversões.
Com essas informações já é possível ter uma base do que funciona melhor para o seu negócio e fica mais fácil definir planos estratégicos para as futuras campanhas.
Tenha um plano de mensagens definido
Por último, mas não menos importante, ter um planejamento prévio definido é fundamental para a organização e criação das suas campanhas. Saber o que está planejado e ter tempo para desenvolver suas estratégias pode ser uma dica básica mas muito importante para o seu negócio.
Além disso, com um bom planejamento de marketing você consegue aproveitar melhor suas estratégias e aumentar o engajamento dos seus leitores. Veja abaixo algumas dicas de ações que podem ser vantajosas ao definir um plano de comunicação assertivo:
- Aproveite datas comemorativas;
- Saiba o que a audiência gosta de receber;
- Tenha um tom voz que converse diretamente com o seu público;
- Crie boas chamadas para ações (CTA’s);
- Estabeleça uma comunicação eficiente e sem ruídos.
Melhore a comunicação com seus clientes
Estratégias de marketing são fundamentais para uma boa comunicação entre empresas e seus clientes e campanhas de SMS e E-mail marketing contribuem para a eficácia nessa relação. Se você tem dificuldade para estabelecer campanhas, gerenciar conteúdos e analisar métricas, nós da IAGENTE podemos te ajudar!
Conheça nossas soluções e saiba como trabalhar da melhor maneira com email-marketing e SMS, de forma que suas mensagens gerem conversões e melhorem os resultados da sua empresa.