Dois mil e vinte passou e fez com que os brasileiros aprendessem a se reinventar. Muita gente, inclusive, assumiu uma postura empreendedora em busca de segurança financeira. O comércio foi uma das áreas mais atingidas e deixou muita gente desempregada, assim como tantos outros proprietários buscando por uma nova abordagem, uma nova forma de trabalhar e lidar com seus clientes.
O Dia do Consumidor, uma das datas mais esperadas do mercado, acabou sendo prejudicada. Até então era uma das épocas do ano de mais movimentação e consumo.
Em 2021 as expectativas são grandes. O mercado imobiliário, por exemplo, tem grandes ambições e ainda dentro de 12 meses prevê diversos lançamentos, assim como o aumento de investimentos em terrenos e outros formatos de empreendimento.
Para aproveitar bem o Dia do Consumidor, algumas empresas estão fechando parcerias, aumentando sua visibilidade online, entre outras mudanças para encantar e conquistar seus clientes.
Para ajudar seu negócio e turbinar suas vendas nesse 2021, criamos uma lista com alguns pontos de atenção muito importantes para que o seu produto/serviço se destaque entre tantos outros.
Relacionamento o ano inteiro
Não adianta ignorar o cliente o ano todo e, quando o Dia do Consumidor se aproxima, começar a criar campanhas mirabolantes e forçar uma relação que nunca existiu.
Como anda a sua comunicação e conexão com os seus clientes? A maioria das pessoas compra por impulso, fisgadas pela emoção e esse sentimento pode instigar um simples visitante a tornar-se um dos seus melhores clientes.
A comunicação precisa ser alimentada durante os 12 meses do ano. Seja mais que uma marca, um desejo do seu público. Seja um objeto de conexão, inspiração e representatividade. Assim você vai acabar assumindo uma posição de referência e quando esse interesse despertar (nutrido por você) sua marca estará lá, gerando um sentimento de desejo e intimidade.
Estabeleça uma comunicação contextualizada
O que está acontecendo no mundo? Quais são as tendências e assuntos mais comentados?
Às vezes utilizar assuntos do cotidiano para inspirar uma ação para seu público pode gerar grande interesse e criar uma comunicação intensa. Porém, muito cuidado para não se envolver em grandes polêmicas. Você pode chegar a estar entre os mais comentados, mas talvez de forma negativa. O posicionamento de uma marca é coisa séria.
Gatilho mental da urgência e escassez
Gatilhos mentais são poderosas ferramentas no marketing. Através delas você pode despertar sentimentos no seu cliente, que consequentemente o levam a uma ação. Leads em dúvida, compras feitas com impulsividade são apenas alguns exemplos de efeitos da necessidade construída.
Por muitas vezes seu cliente não sabe se realmente precisa do seu produto ou serviço e esse gatilho transforma a dúvida em uma necessidade emergente. Tudo o que é escasso, tem grande demanda e tempo limitado para compra faz com que o consumidor finalize o carrinho, seja por exclusividade ou por medo de perder algo que aparentemente é imperdível.
Seja criativo e pense fora da caixa
Criatividade não é mais um diferencial para as marcas, se tornou uma grande obrigação. A concorrência é muito grande e a variedade de produtos e serviços também. Por isso é preciso se destacar de alguma forma e não apenas pelos benefícios que estão sendo oferecidos, mas pela forma como você faz essa oferta.
A marca de moda Reserva, por exemplo, é muito conhecida pela forma como cria suas campanhas e se comunica com seu público. A maneira irreverente como a empresa e seus colaboradores fazem negócios inspira outras tantas marcas, sejam elas novas ou já atuantes no mercado, pois despertam o sentimento de curiosidade nas pessoas e levantam questões, por muitas vezes delicadas, trazendo a discussão para suas lojas e sua publicidade. A marca, que já se envolveu em diversas polêmicas causadas por suas campanhas cheias de atitude e com abordagens pouco convencionais – como a inclusão de profissionais da terceira idade e a forma como transformaram um assalto a uma de suas lojas em uma ação de marketing engraçada e atrativa – é exemplo de criatividade, inovação e personalidade.
O que a sua empresa pode fazer de diferente para se comunicar com seu público?
Não há mais espaço para ideias coladas, relacionamentos robotizados e forçados. Se você quer estar na cabeça do seu cliente não só durante o Dia do Consumidor, mas o ano inteiro, precisa compreender como e o que ele pensa, gerar relevância e conexão através de assuntos que ele conhece, mas de uma forma diferente, levando-o a pensar a respeito, gerando um incômodo, uma inquietação.
A data é perfeita para causar esse sentimento em seus clientes, porque neste dia ele se sente o protagonista. Mas, é muito importante que você deixe claro o papel e importância que ele tem para sua marca o ano todo. Ações sazonais tendem a incomodar pela falta de conexão, o que gera uma comunicação falha e ineficaz.
Branding
Como você quer ser visto pelo seu público?
Todas as ações realizadas pela sua empresa no Dia do Consumidor precisam estar alinhadas com a sua missão e seus valores, criando uma personalidade muito clara e valorizando ainda mais seus produtos e serviços.
Personalidades famosas e que tenham valores muito parecidos com os de sua empresa, podem ser grandes embaixadoras da sua comunicação, pois através delas as pessoas se sentem representadas.
O objetivo é gerar conversão
A sua ação para o Dia do Consumidor tem um objetivo principal: gerar novos leads e encantar ainda mais seus clientes recorrentes. Por isso lembre ao seu consumidor o porquê da compra, quais benefícios você vai trazer para ele após essa conversão. Ele precisa saber que, mesmo após a compra, terá sua atenção e cuidado.
Todo cliente gosta de ofertas e descontos, mas você precisa ir além. Quando um cliente em potencial identifica sua marca e se interessa pelo que você tem a oferecer, ele espera ser atraído de alguma forma especial. Esse é um dia para comemoração, então ele precisa sentir que, seja por meio de um cupom de desconto ou por uma oferta relâmpago, ele estará em vantagem adquirindo da sua marca.
Transforme clientes em promotores
Não há nada mais forte e poderoso do que uma indicação, principalmente durante o Dia do Consumidor, onde as marcas buscam apresentar seus diferenciais.
Quando seu cliente compra com você, sai satisfeito e tem os seus problemas resolvidos de forma eficaz, ele tende a comentar positivamente com outras pessoas do seu círculo de amizades, família e até mesmo gerar conteúdo online para promover sua marca.
Eu posso até estar em dúvida com relação aos seus produtos, mas se um amigo ou parente me disser que gostou da compra e que saiu muito satisfeito com todo o atendimento e o produto, eu vou me sentir inclinado a optar pela sua marca, porque ela já foi testada por pessoas que conheço e confio. Clientes apaixonados são os melhores promotores do mundo.
Gostou do artigo? Então é a hora de colocar a mão na massa e surpreender seu cliente neste Dia do Consumidor. Não deixe de conferir nossos outros artigos. Tem sempre o conteúdo ideal para o momento certo.