O assunto não é dos mais agradáveis, mas é necessário: em tempos de crise, como lidar com redução do time de marketing e comunicação preservando ao máximo as estratégias em andamento? Que procedimentos adotar nesses momentos? Qual o papel das lideranças? Esse blogpost traz algumas ideias que podem te ajudar. Vamos juntos?
Redução no time: desafios
Como vocês sabem, a redução no time é uma medida administrativa adotada por empresas para diminuir o número de funcionários no seu quadro e pode ocorrer por diferentes motivos. Quando falamos sobre departamentos de marketing e comunicação, responsáveis pela promoção da marca e dos seus produtos, aquisição de clientes, geração de vendas e receita para a empresa, a redução de time pode afetar diretamente todos esses resultados.
Quais os riscos da redução de time em departamentos de comunicação?
Como é de se imaginar, na prática, as reduções de times de marketing podem afetar negativamente o departamento em dois níveis: técnico e comportamental.
Em níveis técnicos, a efetividade dos processos do departamento pode decair, atrapalhando o desenvolvimento e a execução de campanhas, pesquisas de mercado e, consequentemente, o número de vendas.
Já quando falamos de problemas comportamentais, é comum que os demais colaboradores do time sintam-se desmotivados após a redução do time, o que pode ser um grande desafio a se combater por parte da gestão.
Mas, afinal, é possível manter estratégias de marketing e comunicação rodando mesmo com a redução do time? Sim, é possível. Para saber como fazer isso de maneira efetiva, continue comigo.
Como manter sua estratégia de comunicação ativa mesmo com a redução de time
Mesmo com a redução do time, é possível manter uma estratégia de comunicação ativa. Porém, é necessário que alguns processos sejam estabelecidos, alinhando ao máximo os colaboradores aos objetivos pretendidos para o departamento. Seguem quatro dicas:
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Faça uma gestão eficiente
Bom, para combater problemas técnicos ou comportamentais que possam ocorrer, a primeira ação a se pensar em momentos de redução de time é garantir uma gestão estratégica de pessoas. Para isso, é essencial que líderes saibam quais são todos os processos desenvolvidos pelo departamento, quais as prioridades e os objetivos a serem atingidos e quais serão as ações necessárias para suprir as mudanças que a redução do time ocasionou.
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Terceirize algumas atividades
Outra ação que pode contribuir com a continuidade dos processos dentro de um departamento de comunicação é a terceirização de algumas atividades. Isso pode ser feito por meio de agências, consultores ou freelancers.
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Implemente gerenciadores de tarefas
Por último, para ajudar na gestão das demandas, utilize um gerenciador de tarefas! Essas plataformas são essenciais para departamentos com grandes volumes de demandas e podem auxiliar na organização de atividades, definição de prazos e monitoramento de resultados.
Para saber mais sobre o assunto, leia um artigo que já escrevemos sobre o tema e conheça “Os 3 melhores gerenciadores de tarefas GRATUITOS para sua equipe de Marketing”
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Automatize processos
Não é novidade que, ao automatizar processos, os custos caem, enquanto a produtividade e o controle sobre a produção aumenta, não é mesmo? Atualmente, existem diversas ferramentas voltadas para a automatização de processos de comunicação disponíveis no mercado, como as plataformas da IAGENTE.
Automatize processos de comunicação com IAGENTEmail
Se uma das suas ideias é automatizar a construção e o envio de e-mail marketing, por exemplo, você precisa conhecer o IAGENTEmail. Utilizando IAGENTEmail, você consegue criar fluxos de e-mails automatizados, construir layouts personalizáveis, gerir diferentes listas e segmentações de contatos e ainda mensurar os resultados das suas campanhas de E-mail Marketing com relatórios completos.
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