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SMS métricas

As principais métricas no SMS para analisar a efetividade das suas campanhas.

A predominância dos celulares nas compras online e nos aplicativos de comunicação evidenciam a importância dos aparelhos para o desenvolvimento do mercado digital. Por isso, cada vez mais empresas têm investido em estratégias de relacionamento e envio de SMS. Contudo, para que essas ações funcionem conforme o planejado, é necessário que os profissionais de marketing saibam como avaliar o desenho das mensagens de texto enviadas, e para isso, entender quais métricas é fundamental observar.

SMS: o que são e como funcionam

SMS é a sigla para Short Message Service, ou então Serviço de Mensagem Curta em português. São, basicamente, as mensagens enviadas pelos celulares por meio da contratação de planos de envio de torpedos.

Tendo em vista que essas mensagens são trocadas de maneira instantânea por usuários de smartphones e são enviadas de maneira rápida e fácil, é possível imaginar que por esses motivos essas mensagens são interessantes para empresas que desejam se comunicar com os seus clientes.

Atualmente, inclusive, a grande maioria das empresas que trabalham com compras digitais já colocam em prática estratégias de torpedos SMS como ferramenta de comunicação. Contudo, para a elaboração e melhoria constante dessas estratégias é necessário que os resultados sejam analisados, e não há melhor forma de fazer isso do que a observação de métricas.

Métricas de SMS: como analisar

Explicando de maneira simples, as métricas de SMS são utilizadas para entender o desempenho dos torpedos enviados e auxiliam profissionais de marketing a entender quais ações tomar após o envio dos mesmos.

Veja logo abaixo algumas das principais métricas utilizadas para avaliar a performance dessas mensagens.

● Taxa de entrega

A taxa de entrega demonstra numericamente o percentual de usuários que receberam a sua mensagem. Vale ressaltar que em estratégias de SMS a taxa de entrega é quase sempre bem alta, por isso, se seus números estiverem baixos você deve atentar-se a isso.

● Taxa de abertura

Em segundo lugar, é necessário avaliar quantas das pessoas que receberam a sua mensagem abriram a mesma. Aqui, as métricas também costumam ser altas, fator que torna estratégias de SMS tão valiosas.

● Taxa de cliques

Já as taxas de cliques permitem analisar ações dos usuários a partir das mensagens de texto. Neste caso, as métricas analisam sempre que o seu lead clica em um link (nos casos em que a mensagem possui algum link) e é direcionado para uma landing page, por exemplo.

● Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das mais relevantes para os profissionais de marketing e é quantificada pela quantidade de leitores de SMS que concretizaram o que foi traçado como meta para esta ação.

Essas ações podem ser a compra de um produto, a aquisição de um serviço ou até a inscrição na sua newsletter, por exemplo. Logo, as taxas de conversão são valiosas porque registram ações de valor.

● Taxa de rejeição (opt – out)

Por último, uma taxa que deve ser avaliada constantemente é a de rejeição, que representa o número de contatos que cancelaram a inscrição do recebimento dos seus conteúdos, ou seja, não aceitam mais receber suas mensagens.

Mesmo sendo uma métrica não tão bacana de olhar, é fundamental para que você entenda quantas pessoas não desejam mais receber seus materiais. Inclusive, pesquisas de satisfação ajudam também a entender o motivo do cancelamento da assinatura e podem apresentar ótimos feedbacks e potenciais de melhorias.

Melhore suas estratégias com SMS

Torpedos SMS são ótimas soluções para relacionamentos entre marcas e consumidores. Por isso, é fundamental que ações sejam planejadas e executadas de maneira a aproveitar melhor o meio de comunicação.

Para potencializar seus resultados e melhorar suas métricas desde o recebimento até as conversões você precisa trabalhar com plataformas que te possibilitem um bom desempenho. Faça isso com o IAGENTE  e descubra o poder do SMS para o seu negócio. Clique aqui para saber mais.

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