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5 Aplicações dos e-mails transacionais em e-commerces.

Você sabia que os e-mails transacionais em e-commerces são uma das principais estratégias de comunicação usadas para melhorar o relacionamento entre as lojas digitais e seus clientes?

Pois é! Quer saber quais são esses e-mails, como eles funcionam na prática e como você pode usá-los para impactar positivamente o processo de compra de seus leads? Confira esse artigo completo e descubra tudo sobre o assunto!

O que são e-mails transacionais?

Os e-mails transacionais são mensagens enviadas, geralmente de forma automática, para um determinado usuário, quando ele realiza alguma ação, seja uma compra, um cadastro ou uma alteração de senha do seu e-commerce, por exemplo.

Essas mensagens são comumente usadas por lojas digitais pois oferecem informações importantes para o usuário, mas principalmente porque melhoram o relacionamento com a sua marca, otimizam seu tempo e agilizam qualquer envio de informações importantes, principalmente para aumentar suas vendas.

5 aplicações dos e-mails transacionais em e-commerces

Tratando-se de mensagens compartilhadas em momentos de ações dos usuários, os e-mails transacionais podem ser aplicados em diferentes situações e nas várias fases do funil de uma empresa.

Confira nos tópicos abaixo 5 principais aplicações dos e-mails transacionais em e-commerces.

 

  • Confirmação de compra/pagamento

 

Após a compra ou pagamento realizados no seu site, envie um e-mail de confirmação de transação para o seu cliente.

Nesse e-mail, é fundamental que você disponibilize informações sobre o pedido e o pagamento para o seu cliente, como:

  • Número do pedido;
  • Produto comprado;
  • Informações de rastreio;
  • Dados de pagamento;
  • Endereço para recebimento;
  • Previsão de envio.

O ideal nessa etapa é fornecer informações valiosas para estabelecer uma relação de confiança e transparência com seu cliente.

 

  • Atualização ou lembrete de senha

 

O e-mail de redefinição ou lembrete de senha é a mensagem usada sempre que o usuário selecionar a opção de atualização de acesso quando está com problemas para fazer o login no sistema de um site.

Na mensagem compartilhada, é importante incluir informações sobre o login do usuário e a possibilidade para a redefinição de uma nova senha.

 

  • E-mail de sugestão

 

O e-mail de sugestão, ou recomendação, como também é conhecido, é usado para dar dicas de produtos, serviços ou conteúdos relevantes para o seu cliente. Essas recomendações são definidas por meio de análise de dados e algoritmos, que identificam o perfil do usuário. É uma estratégia que envolve inteligência artificial e que é muito interessante para aumentar o ticket médio e fidelizar o cliente.

 

  • Aviso de envio de mercadoria

 

O e-mail de rastreamento de pedido é usado para acalmar as angústias do cliente, lhe mostrar o andamento da entrega do produto adquirido e qual a fase de processamento logístico (separação, envio ao centro de distribuição ou envio para o destino final).

Essa mensagem é importante para o cliente, pois ela mostra a previsão de entrega do seu pedido e permite ao cliente final se preparar para o recebimento.

 

  • Carrinho abandonado

 

Os e-mails de follow-up, ou de carrinho abandonado, são utilizados para incentivar clientes que abandonaram suas compras a concluí-las.

Esse tipo de e-mail geralmente contém um CTA (Call To Action) que convida o cliente a concluir a compra, podendo incluir uma oferta de desconto, cupom ou frete grátis, além de um lembrete indicando ao cliente que os seus itens os esperam no carrinho.

Envie e-mails transacionais para alavancar seu negócio

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