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Vale a pena anunciar produtos em Marketplaces?

Marketplaces vêm tomando cada vez mais espaço nos e-commerces brasileiros. Em poucos anos, o número de grandes lojas aumentou no país e a possibilidade de anunciar nelas pode ser um grande atrativo para pequenas empresas e vendedores independentes.

Mas, será que vale a pena anunciar produtos em marketplaces? Leia este conteúdo até o final, descubra vantagens e desvantagens e confira qual é a melhor opção para você!

Marketplaces 2022: qual é o cenário no Brasil?

Quais são os 10 maiores marketplaces de 2022

Os números dos marketplaces têm crescido significativamente nos últimos anos. O boom começou com a pandemia de Covid-19, quando as lojas online passaram a ser o principal meio de compra dos brasileiros.

Em apenas dois anos, o faturamento de e-commerces aumentou drasticamente. Levando em consideração o balanço anual do mercado digital de compras, o setor foi de R$ 89,96 bilhões, em 2019, para R$ 150,82 bilhões em 2021, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Ainda segundo a ABComm, as previsões de faturamento dos e-commerces para os próximos cinco anos também são positivas. Segundo informações levantadas pela Associação, o faturamento deve atingir um recorde de R$ 169,59 bilhões e fechar o ano de 2026 com R$ 232,51 bilhões só em vendas online.

Por que vender em marketplaces?

Com mais informações sobre o cenário de marketplaces, fica mais fácil entender porque tantos lojistas optam por anunciar seus produtos nos sites de grandes marcas já consolidadas.

Mas, de fato, vale a pena anunciar produtos em marketplaces? Confira vantagens e desvantagens nos tópicos abaixo!

Vantagens de anunciar em marketplaces

Tentando se tornar um dos milhares de vendedores em marketplaces? Confira as principais vantagens de anunciar nas plataformas e por que pode ser benéfico usar a plataforma na divulgação de produtos!

👍 Maior alcance

A primeira e principal vantagem de anunciar produtos em marketplaces é o alcance de pessoas. Tratando-se de grandes lojas, presentes em todo o território nacional e com grande nome no mercado, é muito mais fácil chegar a mais pessoas usando o site dessas marcas do que criar um canal de venda próprio e construir seu nome do zero.

👍Credibilidade

Ainda falando sobre popularidade, além de alcançar mais pessoas com anúncios em marketplaces, é possível que as pessoas tenham maior chance de fechar negócio com você por meio dos marketplaces, justamente porque estas são lojas já conhecidas, em que elas confiam.

Desvantagens de vender em marketplaces

Mesmo sendo uma ótima opção para pequenos negócios, os marketplaces não apresentam apenas benefícios para os lojistas que anunciam nas plataformas. Por isso, separamos duas desvantagens de vender produtos usando marketplaces. Confira:

👎 Pagamento de comissão

Os marketplaces cobram uma “comissão” de todos os vendedores que usam as suas plataformas para anunciar produtos. Por isso, considerando vendas únicas, é mais vantajoso que os vendedores realizem as transações em canais próprios, pois assim evita-se essa taxa.

👎Alta competitividade

Outra desvantagem é que a competitividade dentro dos marketplaces também é grande. Dependendo do nicho no qual o vendedor está inserido, é possível que mais pessoas façam ofertas parecidas, portanto, é necessário oferecer diferenciais.

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Small Business Work GIF by Mailchimp

Vendendo em grandes canais ou em canais próprios, é normal que empresas das mais variadas tenham taxas de desistência e abandonem itens no carrinho.

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