Implementar estratégias de otimização de páginas e conteúdos pode ser uma tarefa difícil no começo, por isso existem ferramentas de SEO que podem contribuir com todas as etapas do processo.
Leia este conteúdo e descubra 3 ferramentas gratuitas que podem melhorar o desempenho do SEO no seu site.
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Buscas em português.
Refere-se basicamente a estratégias de otimização de páginas e conteúdos web para que estes apresentem bom desempenho para o usuário e sejam facilmente encontrados nos mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
Quer saber mais sobre SEO e sobre como ele funciona? Leia nosso artigo SEO: o que é e como ele pode te ajudar a gerar mais tráfego e saiba mais sobre o assunto.
Ferramentas de SEO
Com conhecimento prévio sobre o que é SEO e quais são os seus objetivos principais e áreas de atuação fica mais fácil entender algumas das suas atribuições. Porém, para que estratégias de SEO funcionem na prática, é primordial a utilização de algumas ferramentas.
Para te ajudar a entender algumas delas, listamos 3 ferramentas muito populares entre profissionais de SEO e explicamos como você pode usá-las de forma estratégica para aumentar o tráfego do seu site. Confira logo abaixo a lista!
● SEMrush
Provavelmente a ferramenta mais popular do mercado, o SEMrush é usado pela maioria dos profissionais e agências de SEO do mundo todo. Isso acontece porque a plataforma unifica várias soluções apresentadas por diferentes concorrentes de forma integrada.
Por isso, são várias as funcionalidades do SEMrush. Com ele você pode:
- Analisar seu link building;
- Avaliar o desempenho das suas páginas;
- Fazer auditorias de backlinks;
- Buscar por palavras-chave;
- Analisar concorrentes.
Essas são só algumas das funcionalidades da ferramenta. Contudo, vale ressaltar que o SEMrush é pago e os preços não são muito acessíveis. Porém, existem algumas aplicações limitadas gratuitas que podem ajudar pequenos negócios a melhorar o desempenho do seu site.
● Ubersuggest
Em segundo lugar, outra ferramenta popular e com diversas funções é o Ubersuggest. Concorrente direta do SEMrush, a ferramenta oferece atividades como:
- Análise de domínio;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Sugestão de conteúdos;
- Avaliação e concorrentes;
- Treinamento e suporte em SEO.
O Ubersuggest também é pago caso você queira ter acesso a todas as suas funcionalidades sem nenhuma restrição. Mas, relaxa: se você quiser fazer apenas algumas análises por dia, o plano gratuito cobre a sua necessidade.
Vale ressaltar que a plataforma ainda conta com uma extensão para Google Chrome que pode ser bem útil na hora de fazer análises nas páginas de buscas do Google.
● Google Keyword Planner
Por último, mas não menos importante, o Google Keyword Planner (ou Planejador de Palavras-chave do Google) é outra ferramenta importante para profissionais de SEO. A ferramenta permite descobrir novos termos (palavras-chave) relacionados à sua empresa ou aos seus produtos e ver estimativas do número de vezes em que eles são pesquisados.
Além disso, é possível:
- Ver pesquisas mensais dos seus usuários;
- Conhecer os custos por clique;
- Organizar palavras-chave;
- Criar novas campanhas.
Vale lembrar que o Google Keyword Planner não envolve gastos com as funcionalidades, contudo, para que o seu cadastro seja completo na plataforma, é necessário que o seu negócio tenha uma conta cadastrada no Google Ads e preferencialmente invista dinheiro em anúncios pagos para ter acesso às informações completas dos relatórios gerados.
Melhore sua comunicação
SEO é uma das principais estratégias de Marketing Digital para gerar conteúdos de valor e posicionamento de marca de forma orgânica. Mas, diversas estratégias devem ser usadas para que a sua comunicação seja assertiva e gere resultados. Conheça as soluções IAGENTE e descubra como você pode utilizar estratégias de e-mail marketing para complementar a sua comunicação.