Alguns tipos de erros podem impedir que as suas campanhas de email marketing cheguem até a caixa de entrada de seus contatos. Endereços inativos, falhas de conexão e a tão temida caixa de spam são alguns problemas que podem estar prejudicando seus resultados. Para diminuir a taxa de rejeição (bounce rate) de suas campanhas, é preciso entender o que são rejeições temporárias e permanentes no email marketing. Vamos lá?
Mas antes… o que é bounce rate no email marketing?
Bounce rate pode ser entendido como uma métrica que mede o percentual de emails que, por algum motivo, não foram entregues. Isso pode acontecer por diversas razões, desde uma caixa de entrada lotada até um endereço digitado incorretamente. Mas calma, nem todo erro é tão preocupante! O importante é estar atento a alguns detalhes e saber agir para resolvê-los.
E as rejeições temporárias e permanentes?
As rejeições são classificadas como temporárias (soft bounce) e permanentes (hard bounces).
As rejeições temporárias não são erros graves e podem ser solucionadas mais facilmente. Nesses casos, tente reenviar o email novamente em outro momento. Alguns exemplos de erros temporários:
- a caixa de emails do seu destinatário está cheia;
- o servidor de email do seu lead estar fora do ar;
- ultrapassar a quantidade máxima de emails para um único endereço em determinado espaço de tempo;
- o conteúdo do email é muito grande;
- falha na conexão.
Já os hard bounces exigem mais atenção e cuidado, pois podem prejudicar os resultados das suas campanhas. Alguns casos de rejeições permanentes:
- quando o endereço email do seu lead é inválido, cancelado ou falso;
- emails digitados de forma errada, com a grafia incorreta;
- destinatário bloqueou o envio de emails.
A solução imediata para os hard bounces é a remoção dos endereços de email problemáticos. A ferramenta IAGENTEmail, por exemplo, permite que você mesmo higienize (retire) sua conta mantendo somente os emails que não apresentam erros permanentes.
Importante: a reincidência de envios com hard bounces prejudica a reputação do seu domínio. Os provedores podem bloqueá-lo por tempo indeterminado, impedindo até mesmo envios de emails básicos (como um email para o seu colega de trabalho, por exemplo). Por isso, fique atento!
Como solucionar rejeições temporárias e permanentes?
Não deixe que suas campanhas de email marketing sejam prejudicadas por erros que podem ser evitados ou corrigidos antes mesmo de fazer o envio. Algumas dicas para você colocar em prática:
- Tente reenviar o email novamente para erros de soft bounce;
- Não compre listas de email! Crie sua própria lista e busque mantê-la atualizada com leads engajados;
- Realize uma higienização dos endereços de email periodicamente;
- Não envie emails só com imagem;
- Tenha cuidado com a frequência de envio de emails;
- Fique atento! A qualidade da taxa de entregas, aberturas e cliques, está diretamente relacionada com o seu comportamento: evite SPAM!
As rejeições temporárias e permanentes são erros muito comuns de email marketing, mas você pode evitá-los. Aproveite que chegou aqui e teste a ferramenta de email marketing IAGENTEmail. Você não vai se arrepender!