O email marketing é uma ferramenta muito importante para todas as empresas, mas a maioria delas não sabe utilizá-la de forma adequada, cometendo erros que comprometem todos seus resultados. A IAGENTE listou 10 erros de email marketing comuns que você precisa parar de cometer de uma vez por todas. Vamos lá?
1. Escrever assuntos de emails muito longos
A linha de assunto de email é fator determinante para as taxas de abertura de suas campanhas. Mas não basta, apenas, que os assuntos sejam interessantes. Tente criar assuntos curtos e objetivos, pois chamam mais a atenção do leitor.
2. Utilizar imagens de forma inadequada
Fazer emails somente com imagens (sem texto) é um dos erros de email marketing mais graves. As imagens devem ser utilizadas em suas mensagens, pois enriquecem o conteúdo, mas de forma equilibrada com o texto (cerca de 60% de texto e 40% de imagens). Utilize imagens leves, de boa qualidade e inclua um link para visualização no navegador, pois muitos programas de email bloqueiam o seu carregamento.
3. Não focar no call-to-action
O call-to-action (CTA) é um dos itens mais importantes para o email marketing. Todas as suas campanhas devem ter um objetivo específico e você precisa, portanto, direcionar o usuário para executar a ação desejada através dos botões de CTA. Você deve apostar em chamadas diretas como, por exemplo: “compre agora”, “baixe o e-book”, “inscreva-se”, “quero saber mais”, etc.
4. Enviar emails demais ou “de menos”
Quando falamos de erros de email marketing, é impossível não lembrar de problemas em relação à frequência de envio. Um dos principais motivos para descadastros em newsletters é a alta frequência de recebimento. Mas é claro que enviar poucos emails também é ruim, pois além de deixar de aproveitar o potencial da ferramenta, sua marca ainda cai no esquecimento. Para identificar qual a frequência de envio ideal para a sua empresa, é preciso conhecer o seu público e avaliar constantemente seus relatórios de resultados.
5. Colocar palavras de SPAM nos assuntos
A utilização de determinadas palavras nos assuntos de email pode prejudicar as suas taxas de entrega. Por exemplo, “grátis”, “imperdível”, “aproveite”, “clique aqui”, “compre” e “lançamento”, são palavras muito utilizadas, mas são caracterizadas como spam. Confira todas as palavras que você deve evitar neste post.Colocar palavras em CAIXA ALTA no assunto também é uma má prática e pode comprometer suas campanhas.
6. Não dar atenção ao template do email
O design é fundamental para tornar o seu conteúdo atraente, reforçar a identidade de sua marca e ganhar a confiança do consumidor. Por isso, ele influencia diretamente nos resultados de suas campanhas. Dedique-se na criação de seus templates, teste formatos diferentes e mantenha um equilíbrio entre imagens e textos. Para te ajudar, a IAGENTE disponibiliza diversos templates de email marketing gratuitos para você personalizar as suas mensagens.
7. Não testar antes de enviar
Faça o envio de e-mails de teste para visualizar a mensagem na caixa de entrada e se certificar que todos os links e botões funcionam corretamente, que não há quebras indevidas de layout e nenhum erro de português. Com o IAGENTEmail você pode enviar quantos testes forem necessários antes de sair disparando pra base toda. Revise tudo com muita calma e atenção!
8. Não segmentar sua lista de emails
Enviar apenas mensagens massivas e generalistas não é uma estratégia inteligente. Comece a segmentara sua lista de contatos para enviar mensagens mais direcionadas, que tenham a ver com o seu perfil e interesses. Fazendo isso, você com certeza atingirá melhores resultados!
9. Não fazer a limpeza da base de contatos
A limpeza da lista de contatos também é muito importante para assegurar a efetividade de suas campanhas de email. A higienização da base serve para excluir contatos inválidos (emails falsos, desatualizados ou registrados incorretamente). Ter uma lista “limpa” significa diminuir os seus custos e aumentar a sua rentabilidade.
10. Ignorar o mobile
Cada vez mais as pessoas utilizam os smartphones para checar seus emails, portanto, não otimizar as suas campanhas para o mobile é um dos erros de email marketing mais graves, apesar de comum. O email marketing deve ter um layout responsivo (adaptação automática para visualização em qualquer dispositivo) e os botões de CTA e links precisam ter um tamanho adequado para navegação mobile – grandes o suficientes para serem selecionados com os dedos, ao mesmo tempo que distantes um dos outros para evitar cliques indesejados.
Vamos começar o ano com o pé direito, corrigindo esses erros e obtendo melhores resultados? Aproveite o embalo e vem testar a ferramenta de email marketing IAGENTEmail.