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Qual a melhor frequência de envio em campanhas de e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta obrigatória na hora de divulgar sua empresa, captar clientes novos e fidelizar clientes antigos. Afinal, esta é uma das maneiras mais seguras de garantir que o destinatário receberá sua mensagem. Além disso, ele permite boa customização conforme o seu objetivo: você pode fazer e-mail marketing com promoções e ofertas, com divulgação de lançamentos ou simplesmente para comunicar algo interessante que a sua empresa está fazendo. Mas, com todas essas utilidades, como saber se estamos exagerando no e-mail marketing? E então, qual é a frequência de envios ideal?

Problemas da alta e baixa frequência de envio

Se você realizar poucos envios, o cliente não irá lembrar da sua marca nos momentos mais cruciais. Por outro lado, se você lotar a caixa de entrada de seu cliente, isso irá se tornar um incômodo e você poderá marcado como SPAM. Ou seja, qualquer um destes extremos fará com que todo o seu esforço para criar uma campanha interessante se torne um desperdício de recursos.

Aumento do número de leituras

Você já sabe que existe um “meio-termo” ideal no envio de e-mail marketing. Mas como encontrar este meio-termo? Em parte, trata-se de bom senso. Use sua própria experiência como consumidor para servir de referência. Você fica incomodado quando recebe e-mails todo dia, certo? Mas quando recebe apenas uma mensagem por mês, logo pensamos na falta de profissionalismo da empresa, não é mesmo? Estes parâmetros pessoais têm uma taxa de acerto impressionante; lembre-se de que seus clientes são pessoas com as mesmas ocupações e expectativas que você.

Fora o bom senso, seu outro recurso para encontrar a melhor taxa de envio é a “tentativa e erro”. Faça um experimento e envie mensagens diárias durante três a cinco dias; em seguida, observe as taxas de leitura e cliques na sua campanha. Se estiverem muito abaixo do esperado, mude e ajuste a estratégia até alcançar o resultado desejado.

Outro indicador importante é a taxa de descadastramento. A maioria dos clientes só aperta o botão de “unsubscribe” de uma newsletter quando perde completamente o interesse. Portanto, se você notar uma queda no número de inscritos da sua lista de e-mail marketing, esta é hora de mudar drasticamente sua frequência de envio e claro, avaliar as chamadas e a segmentação da base de dados.

Atenção à qualidade do conteúdo

Muitas vezes, o que mais incomoda os clientes não é a quantidade de e-mails que eles recebem, mas sim a baixa qualidade do conteúdo. Para resolver este problema, a solução é simples (embora nem sempre fácil): melhore o e-mail marketing que você está oferecendo.

Para isso, vale a pena deixar um pouco de lado as newsletters de ofertas e criar e-mails com dicas e notícias. Mostre que você se lembra dos clientes, enviando mensagens de felicitações em datas especiais. Use também o e-mail marketing como uma ferramenta para coletar dados sobre sua lista de contatos através de pesquisas de opinião relevantes.

Outro ponto importante é acabar com o e-mail marketing genérico e usar a segmentação para direcionar diferentes mensagens ao público que realmente terá interesse nelas. Os fatores de segmentação podem ser diversos: sexo, idade, localização geográfica, gostos pessoais, compras anteriores ou uma mistura de diversos fatores. Para realizar a segmentação corretamente é preciso manter sua base de dados sempre atualizada e completa.

Faça o Controle

Nunca deixe de controlar os resultados. Mesmo que você tenha encontrado a frequência ideal de envio, continue monitorando a abertura de e-mails da sua campanha, a quantidade de cliques, as solicitações para cancelar a inscrição na newsletter e as novas solicitações de inscrição. O e-mail marketing – assim como qualquer ferramenta do marketing digital – é muito dinâmico e qualquer fator pode virar a balança. Uma mensagem mal escrita pode gerar feedback negativo, assim como um e-mail excelente pode levar a uma avalanche de novos clientes e pedidos. Por isso, esteja atento e pronto para mudar de estratégia sempre que necessário.

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