As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para você se aproximar de seus clientes, e promover o seu negócio. A Páscoa pode parecer uma data que só beneficia empresas ligadas a chocolates e guloseimas, mas se engana quem pensa assim! Ela é uma brecha para você estreitar laços com clientes, reforçar sua marca, e atrair leads. Claro, tudo depende da estratégia utilizada 😉
Atualmente o marketing digital têm sido a grande solução para atingir os clientes de forma certeira. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas valiosas para você não deixar a Páscoa passar em branco!
1- Planejamento – Sem ele nada é possível!
A falta de um planejamento é o grande fator que determina o fracasso de uma campanha. Por isso é sempre importante estar atento ao calendário de datas sazonais. Determinar os objetivos de marketing que se enquadram em cada data. Assim você pode criar campanhas diferenciadas e criativas, fortalecendo o posicionamento e valores da marca.
2- Faça promoções especiais – Atraia novos clientes!
Ofereça cupons de desconto, campanhas de indique e ganhe, preços especiais para produtos e serviços de baixa sazonalidade, e até mesmo kits de produtos. Colocando isso em prática você pode aumentar seu ticket médio, escoar produtos estocados a muito tempo, e atrair novos clientes.
3- Divulgação é a palavra de ordem!
Não adianta nada você criar a campanha mais linda do mundo, com a promoção mais arrebatadora, se não divulgar direito. Uma boa divulgação além de colocar a marca em evidência, também faz você se diferenciar da concorrência. Algumas opções de divulgação que você pode utilizar:
- Envio de e-mail marketing: campanhas de e-mail marketing em datas comemorativas são uma ótima pedida por causa de seu custo benefício. Além de possibilitar o envio de suas ofertas e promoções, você pode se aproximar do cliente enviando mensagens de feliz Páscoa, mostrando a importância que ele possui. Para uma campanha de e-mail marketing ser bem sucedida é importante estar atento à alguns pontos como: assunto do e-mail; harmonia entre a quantidade de imagens e texto; segmentação e layout. Se você precisar de uma forcinha, a IAGENTE preparou alguns templates de e-mail marketing que você pode baixar gratuitamente. É importante criar um check list de todos os processos que envolvem a campanha de e-mail marketing, e estar atento para que não haja descadastros.
- Envio de SMS: é uma forma de se fazer presente e sua marca ser lembrada. Você pode utilizar o SMS para mandar uma mensagem carinhosa aos seus contatos, e assim fortalecer o vínculo marca-cliente. Só tome cuidado com o tamanho da mensagem, e atente-se às normas legais de envio de SMS.
- Investimento em mídias: Google Adwords, Instagram e Facebook Ads são boas opções de mídia paga. Porém, é necessário tomar cuidado com a segmentação de públicos que irá definir para atingir somente aqueles que têm real interesse da empresa. No caso do Google Adwords cuidado com as palavras-chave, pois palavras como “PROMOÇÃO DE PÁSCOA”, além de um valor elevado, também têm um significado muito amplo, não alcançando o público-alvo e gastando com cliques à toa.
- Redes Sociais: esse é o momento de utilizar as redes sociais para engajar os seguidores, e atrair eles para seu negócio. Utilize posts de click no link, e outros formatos diferenciados como: vídeos, gifs, imagens e stories no Instagram. Também é interessante utilizar as novas funcionalidades que as redes implementam, como marcar os produtos nas postagens do Instagram, por exemplo.
Agora que você já sabe como utilizar datas comemorativas, como a Páscoa, para se comunicar, atrair e engajar clientes, o que faltou para colocar em prática? #boralá! Conta com a gente para fazer a campanha acontecer 😉
Tem dúvidas, ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário!
Até a próxima!