O email marketing é um canal de comunicação versátil. Essa ferramenta possibilita manter um diálogo com os contatos, segmentar as campanhas baseado no público, acompanhar os resultados, otimizar seu tempo e claro, vender mais.
Para garantir boas taxas de entrega, conversão e engajamento, o email deve passar por um processo de planejamento e criação, que envolve uma série de etapas a serem seguidas. Pensando nisso, a IAGENTE elaborou um checklist para uma campanha perfeita ♥
Construa uma base de leads qualificada
Quando falamos em destinatário a pergunta é: você de fato tem uma lista de email eficiente? De nada vale uma lista de contatos enorme se a maioria não interage com a sua marca. Não compre listas pela internet, esse é o pior erro que existe. Elas não foram criadas por você. Além disso, muitos emails podem ser inválidos e os emails válidos que existem, pode não conhecer sua marca. Dependendo da lista de emails, se muitos forem inválidos, você poderá ser taxado como spammer (pessoas que enviam e-mails indesejados – SPAM) e seus emails irão direto para a caixa de lixo eletrônico. Ou seja, “o tiro saiu pela culatra”. Melhor uma lista pequena criada pela sua empresa que uma enorme de clientes fantasmas.
Importante: Havendo incidência de reclamações por parte das pessoas que receberam seu SPAM, seu domínio tem grandes chances de ser bloqueado e cair no que os provedores chamam de Black List: domínios que fazem mau uso do envio de emails.
Defina as metas da campanha
Você quer elaborar uma campanha, mas por onde começar? Saiba o quanto irá gastar, tenha um ROI definido para pré e pós-campanha. Defina o conteúdo, o design, o público e todas as métricas necessárias para que tudo saia como planejado. Não deixe lacunas, tenha um objetivo em mente, trace metas e acompanhe os resultados.
Humanize o contato
Qual o tom do seu remetente? Evite utilizar remetentes com emails perfil Rolebased (exemplo, financeiro@empresa.com). Além de gerar um tom impessoal, existe grande risco de ser marcado como Spam. Utilize o email de algum funcionário da empresa. Mostre que tem uma pessoa por trás daquele conteúdo e que irá dialogar com o cliente caso necessário.
Crie um assunto de email chamativo
Não passe despercebido, o assunto é o espaço que você tem chamar a atenção para o seu email, use-o! Saiba vender o seu peixe, alie o conteúdo a uma chamada interessante. Lembre-se que o assunto é um dos itens mais importantes, pois é a primeira informação que o cliente irá ver. Por isso, deve ser interessante e chamativo. Além disso, não pode ultrapassar os 41 caracteres. Vale também utilizar números, eles são atraentes e vendem informações concretas. Por exemplo:
- 8 fórmulas para escrever assuntos de email marketing;
- 7 dicas essenciais para sua campanha de Dia dos Namorados;
- Como aumentar resultados com e-mail marketing em até 1000%.
- Conquiste com a escrita
A escrita é o mais importante. Qual será o conteúdo do email? Ele de fato será atrativo? O português está correto? Pense bem, assim como o texto tem o poder de conquistar o cliente, também pode afastar. Se o seu conteúdo não for relevante e não se encaixar com o perfil do cliente, opte por reformular ou, até mesmo, não envie. Lembre-se que após disparar o email, não existe opção de ajustes.
- Elabore emails atrativos
Procure sempre criar uma aproximação com o cliente. Traga algum assunto ou gíria da semana, de preferência do dia. Saiba utilizar as imagens de forma correta. Adicione links e certifique-se se estão todos funcionando corretamente. A ideia aqui é garantir que, quando o cliente clicar, seja direcionado à página desejada.
- Envie no momento certo
Saiba a hora certa de enviar, não seja a empresa que envia 15 emails por dia sem necessidade. Para manter um bom relacionamento da marca com o cliente, é importante descobrir a frequência de envio, isso claro acompanhando as métricas de email marketing.
- Garanta a acessibilidade do conteúdo
Atualmente, é difícil alguém não estar conectado. Sempre a mão, o celular se tornou item indispensável na rotina das pessoas. Grande parte dos acessos ocorre por meio dele, por isso, não esqueça dos aparelhos móveis. Teste a visualização do seu email em alguns celulares e garanta que o conteúdo carregue normalmente, sem desconfigurar-se, em todos os dispositivos.
- Faça um bom CTA
O Call to action é fundamental para que se tenha sucesso em uma campanha de vendas por email. Pense em todo o trabalho que se tem para elaborar um email e, no fim das contas, você esquece o mais importante: conduzir seu cliente para a “ação”. Por exemplo, um cliente recebe um email sobre um determinado produto mas, em sua arte não está inserido nenhum link para levar seu cliente até o site contendo este produto.
Pode ser ainda pior: conter o CTA, porém o botão não condiz com o que está descrito no email. Preste muito a atenção nesse item, é vital para o sucesso da sua mensagem.
- Teste antes de enviar o email
Por fim e não menos importante: teste as suas campanhas. Até porque, ninguém quer enviar um email com imagens de baixa qualidade, layout desorganizado ou textos desalinhados. É ruim para o cliente (que não entenderá nada) e pior para a empresa, pois afeta a confiança do cliente. Por isso, teste sempre suas campanhas antes de enviar aos seus clientes. É de graça!
Agora vamos ao tema de casa: antes de realizar seu 1º envio após ler este POST, confira se preencheu todos os 10 requisitos da Campanha Perfeita.
- Se estiver tudo certo, parabéns: você é um excelente aluno.
- Se não preencheu pense bem: ainda dá tempo de fazer os ajustes antes mesmo de enviar!
Caso tenha ficado alguma dúvida, temos em nosso blog inúmeros posts sobre email marketing. Caso queira se aprofundar mais no assunto, que tal aproveitar e baixar nosso ebook sobre email marketing?
Boas vendas e até a próxima! =)