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lista de emails: mãos digitando

Lista de emails: o que fazer para aumentar minha base de leads?

O email marketing é um dos canais mais poderosos de vendas e comunicação. Para muitas empresas, é inclusive o principal. Enquanto que, para outras, parece ser ineficaz. Nesses casos, muito provavelmente é porque estas empresas não conseguiram construir uma lista de contatos de email de qualidade. Afinal, não basta apenas criar conteúdo e enviar para qualquer um, né? Você já parou para pensar se as pessoas que estão recebendo as suas mensagens são, de fato, interessantes para o seu negócio?

Um dos principais desafios de qualquer empresa que trabalha com marketing digital, é criar e manter de uma boa lista de emails. As principais perguntas são: como fazer com que o meu público-alvo chegue até a minha empresa? E como fazer com que elas forneçam seu endereço de email por livre e espontânea vontade?

Parece difícil, né? Mas não é! Calma, IAGENTE vai te ajudar com isso!

Como começar a construir minha lista de emails de qualidade?

Construir a sua lista de emails é como conquistar um novo amigo, namorado ou até emprego. No primeiro contato, encontro ou entrevista, você quer causar uma boa impressão. Para isso, você pode demonstrar interesses em comum, qualidades pertinentes para a vaga de trabalho, ser simpático, educado, etc.

O mesmo acontece com o marketing por email. Quando alguém se depara com sua marca, cabe a você encontrar uma conexão comum e oferecer-lhes algo que inicie o relacionamento. Há três etapas básicas que você deve seguir para conseguir conquistar novos contatos para sua lista de emails:

  1. Conheça seu público: descubra o que ele quer

Você já conhece seu público-alvo e sabe como atender às suas necessidades? Ao entender quais os interesses e as dificuldades de seus potenciais clientes, você poderá começar a criar conteúdo que seja, de fato, útil e interessante para seu público. 

  1. Crie ofertas atraentes

Ofertas atraentes não significam, necessariamente, produtos e serviços em promoção. As pessoas estão sempre procurando por coisas que podem ajudá-las. Seja conhecimento ou qualquer coisa que facilite suas vidas. Seu trabalho é oferecer ao seu público algo de valor, que só é possível de se obter, ao se inscrever em suas newsletters. Ebooks, descontos especiais ou acesso exclusivo a conteúdos são ótimas estratégias para promover inscrições.

  1. Facilite a inscrição em suas newsletters

Quando seu público se interessa por sua oferta, você precisa facilitar ao máximo a inscrição. Para isso, não exija que o usuário preencha muitos dados. Tudo o que você precisa é o seu nome e endereço de email. Deixe para obter mais informações mais tarde, quando ele já estiver mais à vontade e confiante. 

Otimize seu site para conversão

No mundo offline, o melhor momento para conquistar um potencial cliente é quando ele chega até você. Se uma pessoa entrou em sua loja, você já sabe que ela está interessada. O vendedor, se solicitado, precisa entender o que ela está buscando, quais as necessidades e apresentar as melhores soluções para ela. 

O seu site, blog e landing pages têm o mesmo propósito. As pessoas estão nas suas páginas porque você oferece algo que elas querem. Este é o momento para você mostrar que tem a solução certa para a pessoa e convencê-la de fornecer o seu endereço de email.

  1. Adicione formulários de inscrição

Cada página do seu site pode ser uma oportunidade para captar novos contatos para sua lista. Deixe os seus formulários de inscrição visíveis. Quanto mais formulários você colocar no seu site, mais chances você terá de converter visitantes em inscritos. Mas cuidado! Isso deve ser feito sem prejudicar a experiência do usuário. O IAGENTEmail conta com um script de integração via formulário de inscrição que cadastra todos seus contatos para o grupo que você designar dentro da sua conta na ferramenta.

  1. Dê uma chance aos pop-ups

Quando as janelas pop-ups surgiram, muitos sites abusavam e utilizavam-as excessivamente para exibir anúncios. Devido a esse passado, muitas pessoas já torcem o nariz quando ouvem falar neste recurso. No entanto, ao saber utilizar de forma adequada, pode ser uma ótima ferramenta de conquistar novos assinantes – alguns estudos apontam que os pop-ups aumentam as conversões em mais de 30%.

Você pode exibir um pop-up quando o usuário alguns segundos depois que o usuário acesso ou seu site. Ou então, ativá-lo quando o usuário “ameaçar” fechar a sua janela. Se você tiver uma boa oferta e exibir a janela no momento certo, com certeza conquistará novos assinantes.

  1. Aposte nas landing pages

Todas as suas divulgações devem se vincular a uma página de destino personalizada projetada especificamente para capturar endereços de email. Lembre-se, você tem que oferecer algo de valor que motive as pessoas a clicarem para saber mais sobre sua oferta. Downloads de materiais gratuitos, acesso a ferramentas, testes de software, descontos exclusivos de produtos são ótimas formas de atrair a atenção das pessoas.
Quando o usuário clicar no link da sua divulgação, ele deve ser direcionado para uma página que contenha todas as informações necessárias e, é claro, o formulário de inscrição. 

  1. Não se esqueça das oportunidades offline

Muitas vezes esquecemos que o mundo offline também traz muitas oportunidades para conquistar novos contatos. As feiras, seminários e eventos de negócios em geral são momentos perfeitos para aumentar a sua rede de contatos. Além disso, o contato físico ajuda a aproximar a sua marca das pessoas, lhe dando a chance única de ter uma conversa direta, pessoal e humanizada. Se a sua empresa possui lojas físicas e um e-commerce, por exemplo, não trate-os como negócios separados. Da mesma forma que o seu site pode atrair novos clientes para seu estabelecimento, o contrário também pode ocorrer.

Enfim, lembre-se que é melhor se focar na qualidade, do que em quantidade. Todas as empresas querem ter uma lista de contatos cada vez maior, no entanto, de nada adianta se estes não estiverem interessados.  E aí, vamos colocar a mão na massa? Aproveite e confira nosso ebook sobre os primeiros passos com email marketing.

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