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Como se preparar para vender mais na Black Friday

Se você perguntar a qualquer consumidor qual a data mais esperada do ano para fazer compras, a grande maioria certamente dirá: Black Friday. E há duas razões lógicas para isso: a primeira delas é a proximidade da data com os festejos de fim de ano, especialmente do Natal, onde a tradição é a troca de presentes; a outra, a injeção de dinheiro na economia, com o pagamento da 1ª parcela do 13º salário.

Esses motivos, somados a preços atraentes e ofertas com até 70% off em alguns casos, são a combinação perfeita para o consumidor fazer boas compras nessa época do ano. A importância da data é ainda maior em um Brasil com crise econômica.

Segundo estudo divulgado pelo Google, a Black Friday deste ano, que acontecerá em 24 de novembro, deve somar R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet. A perspectiva é de um crescimento estimado entre 15% e 20%. No ano passado, o faturamento chegou a R$ 1,9 bilhão, segundo a e-bit.

Black Friday requer planejamento

A data ganhou tamanha relevância no país, que o planejamento das empresas precisa começar cedo para que as estratégias colocadas em prática sejam bem-sucedidas.  É preciso, desde logo, planejamento e preparo, para que erros não se sobressaiam e a data possa se converter, efetivamente, em vendas.

Quais são os cuidados que devo tomar na Black Friday?

Para garantir ótimas receitas durante esse período de grande movimento na economia, tudo precisa estar perfeitamente alinhado. Confira alguns cuidados e dicas que as empresas devem tomar para fazer da Black Friday um sucesso:

Infraestrutura do site

Com o aumento do tráfego, o site ou o e-commerce precisam estar preparados para suportar o alto número de acessos. Afinal, se o site cai pelo elevado número de pessoas que estejam acessando, todas as estratégias para a data vão por água abaixo. É preciso investir na infraestrutura da plataforma.

Investimento em mobile

Otimizar o site para dispositivos mobile é um fator que não deve ser relegado a segundo plano. Mesmo que a venda se concretize via desktop, a pesquisa por produtos via smartphone tem sido cada vez maior. Atenção para isso!

Seja honesto nos preços praticados

Aumentar o preço dos produtos para depois reduzi-los na época de Black Friday é uma estratégia que definitivamente não “cola”. Se for para participar da data, que seja de uma forma transparente e com descontos reais e atrativos para o consumidor.

Falta de produto

Atenção ao estoque. Procure planejar bem o que sua empresa tem a oferecer. Se o estoque de um produto é baixo, cuidado. Isso pode causar descontentamento no consumidor ao acessar o site e verificar que o produto não está mais disponível.

Preço

Pondere na hora de formular o desconto que será oferecido durante a data. É essencial ter uma boa formação de preço para saber qual o desconto que você vai poder dar. A ideia é rentabilizar a operação nesse período de altas vendas, e não colher prejuízo, certo?

Estratégias para faturar mais na Black Friday

Com grandes oportunidades pela frente, fica a pergunta: em quais canais investir para ganhar relevância na Black Friday 2017? Veja algumas possibilidades:

E-mail marketing

Quem pregou a morte do e-mail anos atrás, mal sabia que a ferramenta está mais atual do que nunca. Apesar do advento de outros canais, as pessoas ainda acessam corriqueiramente a caixa de entrada de e-mails. Na Black Friday, ele funciona, sim. O alcance personalizado, a facilidade no envio e o alto retorno, fazem do e-mail marketing uma estratégia de alto impacto para impulsionar as vendas na data.

A IAGENTE disponibiliza templates de e-mail marketing para a Black Friday.

SMS

O envio de SMS é uma alternativa interessante para se diferenciar. É uma estratégia de grande impacto, porque uma mensagem no celular tem senso de urgência. Dificilmente passa batida. A visualização é rápida e a taxa de abertura é alta. Porém, lembre-se: sempre peça autorização prévia dos clientes para fazer esse tipo de envio.  

Landing Pages especiais

As landing pages têm grande apelo na Black Friday. Uma boa opção é criar uma página na qual o consumidor possa se inscrever para receber ofertas em primeira mão. É uma estratégia excelente para captar novos contatos e ter em mãos uma lista vip de potenciais consumidores para acertar em cheio na estratégia.

Redes Sociais

Sim, as redes sociais continuam fazendo barulho e merecem atenção. Dê prioridade ao Facebook e Instagram, mas não esqueça de outras redes sociais que geram boas oportunidades para o seu negócio. Replique nesses espaços a identidade da campanha e publique as ofertas ou cupons de descontos oferecidos durante a data.

Links Patrocinados

Os anúncios pagos têm a grande vantagem de serem direcionados a consumidores que estejam, de fato, em busca de um produto ou serviço específico. Por esse motivo, são muito assertivos e o melhor: paga-se por clique. Em datas como a Black Friday, são muito úteis para divulgar aquelas ofertas arrasadoras que só sua empresa tem a oferecer.

Com essas dicas, é hora de colocar a mão da massa e fazer da Black Friday 2017 a data mais rentável do ano. Vencida essa primeira batalha, é hora de ajustar a infraestrutura e logística da operação para o grande dia. Depois, é só correr para o abraço e comemorar o sucesso de suas campanhas!

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