Imagine que você se encontra em alguma das seguintes situações:
1. você está atualmente trabalhando para outra pessoa e tem a idéia de um novo produto ou serviço;
2. você possui um pequeno negócio e foi bem sucedido com seu primeiro produto ou serviço. Agora você tem a idéia de um novo produto;
3. Você trabalha para uma grande corporação e o produto que você administra começou a ter uma diminuição das vendas, embora o mercado pareça estar crescendo.
Na situação 1, as perguntas que surgem são: “Eu deveria deixar meu trabalho e começar um negócio novo para vender este produto?” e “Essa idéia irá funcionar?” Se a idéia irá funcionar e você pode fazer um lucro significativo começando o negócio e vendendo o produto, então começar um novo negócio é algo que você deveria considerar. Caso contrário, começar um novo negócio é uma decisão equivocada. Para começar seu novo negócio, você precisará sair de seu trabalho, trabalhar muito duro adquirindo tudo e assim por diante. Se a idéia não funcionar após fazer tudo isso, será uma enorme decepção e uma grande perda financeira.
Na situação 2, o cenário é similar. Seu pequeno negócio está indo de vento em popa e rendendo lucros. Você deveria arriscar seu lucro em um novo produto? É mais valioso investir o lucro neste produto novo ou você deveria colocá-lo no banco e esperar uma idéia melhor?
Na situação 3, você tem um mistério. Um produto que já funcionou está agora tendo uma diminuição das vendas por alguma razão. Seu trabalho é descobrir o porquê para corrigir o problema.
De alguma maneira você precisa alcançar os clientes potenciais e/ou clientes atuais e descobrir o que eles estão pensando. Você precisa fazer perguntas e adquirir algumas respostas concretas. As pessoas precisam do produto ou serviço que você está oferecendo? Se sim, quantas pessoas precisam dele? Quais características são importantes para essas pessoas e quais não são? Qual preço os clientes estariam dispostos a pagar e por quê?
O procedimento que você utiliza para obter respostas a essas questões é chamado de pesquisa de mercado. Existem duas maneiras de observar o procedimento. De um ponto de vista empresarial, a pesquisa de mercado é a maneira de obter respostas a questões importantes antes de investir uma quantidade grande de tempo e dinheiro criando um novo produto ou serviço. Do ponto de vista do consumidor, existem muitas pessoas que gostam de fazer parte de um procedimento de pesquisa de mercado, podendo ainda fazer um pouco de dinheiro participando de grupos de focalização e análise.