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Como utilizar SMS marketing em datas promocionais

Que o SMS se tornou um canal de comunicação direta com os clientes todo mundo já sabe. Que é fácil de utilizar, se obter informações completas através de relatórios também. Então, vamos a alguns dados e dicas para melhor aproveitar este canal? Antes, vale analisar o cenário e os pontos fundamentais para se obter sucesso com a utilização do SMS.

Cenário Mobile no Brasil – Dados de 2012 e 2013

• Mais de 69% da população brasileira têm celular. Fonte Veja
• Mais de 82% das pessoas com celular tem de 20 a 39 anos. Fonte Veja
Um estudo mundial feito pela OurMObilePlanet.com em 2012 apresenta as seguintes conclusões:

• Os smartphones são indispensáveis no cotidiano – 79% não saem de casa sem celular;
• Os smartphones transformaram o comportamento do consumidor – 50% pesquisam em seus smartphones todos dias;
• Os smartphones mudam o modo como os consumidores fazem compras – 80% pesquisaram um produto ou serviço;
• Os smartphones ajudam os anunciantes a entrarem em contato com os clientes – 75% realizaram uma pesquisa após visualizarem um anúncio off-line.

O números não metem e o cenário para SMS marketing já deixou de ser uma tendência para se tornar realidade.

SMS como ferramenta de marketing

Ainda no Brasil o SMS é visto como um meio de realizar apenas publicidade, o que levou a preocupação do mercado com relação ao SPAM. Porém o SMS é uma ferramenta de marketing de relacionamento (um-a-um). Ele está presente com o cliente praticamente pelas 24h do dia, permite uma comunicação interativa, personalizada e instantânea. A taxa de abertura de um SMS chega próximo aos 100%. Com uma boa segmentação você pode enviar ofertas exclusivas para fidelizar clientes, utilizando-o para qualquer data promocional.

Exemplo: Flávia, Liquida Poa começou. Apresente este SMS ganhe até 50% de desconto em material escolar. Loja Educar.

Dicas importantes para uma campanha de SMS marketing
1. Utilize o SMS combinando com outros canais de comunicação. O SMS é um meio de comunicação muito rápido e com ciclo de vida curto. Ele é indicado para ações de curto prazo, pois ninguém guarda um SMS por muito tempo. Então, reforce sua campanha através de outros meios de publicidade ou realize ações combinadas, como, por exemplo, a divulgação de uma promoção através de um impresso que envolva a utilização do celular.

2. Muito importante: segmente sua base de contatos. Não envie campanhas de SMS para pessoas que não estão familiarizadas com este canal. Um estratégia interessante é fidelizar clientes oferecendo serviços diferenciados através do celular. O SMS também é uma opção econômica para aqueles contatos que não tem acesso constante a internet por banda larga.

3. Crie SMS que estimulem uma ação rápida do contato – resposta de uma promoção diretamente do celular, comparecimento a um estabelecimento em troca de um benefício, acesso a um determinado site para divulgação, etc. Ele pode ser informativo ou provocativo. Como já foi falado, é difícil alguém guardar um SMS para ser lido depois.

4. Utilize uma estratégia que agilize o opt-in (permissão de cadastro). Venda o canal de SMS oferecendo benefícios exclusivos para o cliente que autorizar o recebimento das mensagens.

5. Mantenha sua base de dados atualizada – isto vale para qualquer meio de divulgação. No Brasil a troca de aparelhos celular é alta devido a concorrência entre as operadoras. Significa que sua base de números dos contatos pode rapidamente ficar defasada. Aqui entram os canais de apoio que falamos no primeiro item. Estimule a atualização de cadastro através deles.

Veja também:
IAGENTE lança serviço exclusivo de SMS segmentado para seus clientes

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