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Black Friday: Notebook

Black Friday: como montar uma boa estratégia de marketing digital

O mês mais movimentado de vendas do e-commerce está chegando! A Black Friday surgiu nos Estados Unidos como uma estratégia de venda perto do feriado de Natal. No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010 e desde então acontece em todos os anos, sempre na última sexta-feira de novembro. Este ano, cai no dia 29. 

Agora é o momento que sua empresa deve focar no planejamento de sua campanha para ter uma Black Friday de sucesso. Mas fica tranquilo! A IAGENTE vai te ajudar a montar uma boa estratégia de marketing digital para a data 🙂

Black Friday: monte uma boa estratégia 

O diferencial da Black Friday em relação às outras datas comemorativas do ano, é que esta data é conhecida por suas ofertas agressivas. Por isso, os consumidores estão ansiosos pelas grandes promoções. 

As campanhas de marketing digital são essenciais para atrair clientes em qualquer época do ano. Na data com maior volume de vendas, é preciso redobrar seus esforços para se destacar frente à concorrência. 

Sem mais delongas, vamos às dicas. Ou melhor, às regras que devem ser seguidas para que você feche o ano com chave de ouro:

Regra nº 1: O início

Antes de mais nada, as campanhas devem ser planejadas com antecedência. Defina seus objetivos, público-alvo, canais de divulgação e demais estratégias.

Uma dica é verificar os dados e resultados de sua Black Friday do ano passado e de outras campanhas. Essas informações são fundamentais para que você entenda que tipos de ações funcionam, e o que precisa ser melhorado.

Regra n° 2: Desperte a expectativa 

Aproveite o tempo que antecede a data para despertar causar expectativa em seu público. Por mais que ocorra em um dia, é importante aproveitar os momentos que antecedem a Black Friday para se destacar. 

Use o seu site para apresentar sua marca ao cliente, adicione banners com um cronômetro de contagem regressiva, ofereça ofertas exclusivas, se possível modifique também a cor do seu site para se adequar a temática. 

Essas atitudes são relevantes para que o cliente lembre da sua loja. Pense que nesse dia a concorrência é enorme e quem for o melhor se destaca em meio a multidão. 

Regra nº 3: Antecedência e planejamento são fundamentais

Uma dica para conseguir um bom número de emails é criar uma página específica no seu site somente para a Black Friday, onde serão oferecidos produtos e promoções imperdíveis. 

Garanta ao cliente que, se ele fornecer o email, receberá as ofertas antes de qualquer um. É importante que essa página tenha uma temática alinhada a data e que seja simples e direta, para que o objetivo seja cumprido com sucesso. 

Regra n° 4: Conheça seus clientes

Você sabe quais os produtos que mais se destacam no seu site? Quais os queridinhos do público? Não? Então é melhor saber. Escolha os produtos que vendem bem e aplique um bom desconto. 

Mas lembre-se que não somente isso. Sabe aquele cliente que comprou e não finalizou a compra? Ofereça o produto com um desconto especial. Acompanhe a interação que ele tem com os produtos do site e use isso a seu favor. 

Mas não se esqueça de segmentar, pois cada cliente é diferente. De nada adianta enviar um email oferecendo um plano na academia para quem não é fã de exercícios, ou dando desconto em pet shop para quem não tem animais, etc.

Regra nº 5: Ofereça descontos reais

Assim como a data fornece maior visibilidade, as empresas ficam mais vulneráveis a  opiniões negativas. Falsos descontos afasta não só um cliente, mas vários. Lembre-se que esse fato ganha enorme proporção na data e você não vai querer que sua empresa seja lembrada por isso, não é mesmo?

Regra nº 6: ROI

Por se tratar de um momento em que as lojas apostam em ofertas agressivas, se você quer se destacar precisa fazer um bom planejamento financeiro. Caso contrário, uma data que deveria ser lucrativa, pode prejudicar o seu ROI

Claro que é importante oferecer bons descontos, mas muitas vezes é difícil competir com grandes empresas. Uma ótima solução é pensar em alternativas que vão além do preço, como montar kits de produtos com valores especiais, brindes, descontos progressivos, frete grátis, e por aí vai.

Regra n° 7: Exclusividade

Ofereça condições exclusivas de pagamento e número de parcelas para os clientes. Saiba vender no dia, mas também garantir vendas futuras. Por exemplo, é uma boa estratégia presentear os clientes com cupons, brindes e ofertas exclusivas, para que voltem a comprar na sua loja. 

Regra nº 8: Utilize as plataformas a seu favor

Saiba usar as plataformas a seu favor. Intensifique suas divulgações de email marketing e invista em mais publicações nas redes sociais antes, durante e depois da Black Friday. 

Durante, divulgue as ofertas ativas e com o maior desconto. Depois, garanta que os clientes continuarão comprando na sua loja, realize um remarketing para que os anúncios da sua loja apareçam para os consumidores.  

Regra n° 9: Não é só um dia

Não se esqueça, Black Friday não é somente uma data no ano. É a chance de aumentar consideravelmente as vendas da sua empresa. Então, abuse da criatividade e prepare o seu estoque, funcionários e site para a data. 

O email marketing é uma das principais ferramentas de venda na Black Friday. Criatividade, preparação e uma boa ferramenta de emails é garantia de sucesso na data. Que tal testar agora mesmo a plataforma de emails da IAGENTE, a IAGENTEmail?

 

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