Blogs institucionais e de serviços são uma ótima estratégia para posicionamento de marcas digitais. Com eles é possível falar sobre o seu produto, mostrar a credibilidade do seu negócio e ainda posicionar o seu site nos primeiros resultados dos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Tudo isso com uma estratégia orgânica.
Você já pensou em utilizar um blog para a sua empresa mas não soube por onde começar? Leia o nosso conteúdo e confira dicas de como criar conteúdo de valor e que geram impacto positivo para o seu blog!
O que é um blog e como ele pode ajudar o seu negócio?
De forma geral, blogs são páginas digitais atualizadas e alimentadas com frequência, que podem servir tanto como meio de comunicação pessoal quanto empresarial.
Os blog são muito populares entre empresas, principalmente, porque por meio de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), a criação de conteúdos nestas páginas pode representar uma grande oportunidade, tanto para a aquisição de tráfego orgânico nos mecanismos de busca, quanto no posicionamento de marca e desenvolvimento da credibilidade do seu negócio.
Em outras palavras, por meio de blog é possível que uma empresa consiga tanto falar sobre os seus negócios, serviços e objetivos enquanto marca, mas também adquira novos clientes ou nutra seus potenciais compradores, que podem estar em diferentes níveis de maturidade no funil de vendas.
Como estruturar um blog de sucesso?
Mas afinal, se blogs são ótimas ferramentas para a atração, conversão e nutrição de leads, como é feita a criação desses conteúdos nas plataformas?
Confira os tópicos abaixo e conheça pontos cruciais que podem ser decisivos no sucesso e no ranqueamento do seu blog nos mecanismos de busca!
● Estruture seus conteúdos em topic clusters
A aplicação de Topic Clusters, ou Grupos de Conteúdos (traduzidos para o português), é uma estratégia de organização e planejamento de conteúdos, que tem como objetivo criar uma hierarquia de páginas e temas dentro de um blog, para que os leitores e os robôs do `Google saibam como os conteúdos são estruturados.
Um exemplo disso seria uma empresa marketing ter uma categoria falando sobre marketing digital, e dentro desta possuir uma subcategoria com temáticas de diferentes estratégias, como Inbound e Outbound marketing, e depois tópicos sobre Mailing, blogposts, redes sociais e outros.
● Utilize palavras-chave
Uma das principais diretrizes de conteúdo para blogs é a pesquisa de palavras-chave. Também conhecidas como Keywords, essas são termos que resumem os principais temas de um texto e podem expressar as intenções de busca dos usuários.
O mais interessante das palavras-chave é que existem ferramentas que conseguem mapear o número de vezes que esses termos foram buscados no mês anterior, e portanto, é possível que redatores consigam produzir conteúdos com as keywords mais utilizadas e, consequentemente, usem as palavras ideais e tornem esses conteúdos mais interessantes tanto para o Google quanto para os clientes.
● Faça link building
Outro ponto essencial para o sucesso e a construção de um blog é a aplicação de link building. De forma simples, essa estratégia consiste no direcionamento de páginas entre si por meio de uma rede de links, que contribui no aumento da credibilidade dessas páginas e na geração de tráfego direto, afinal, os visitantes navegam mais pelas páginas.
● Pense como seu cliente
Você já parou para pensar quais são as dúvidas mais frequentes dos seus clientes? Certamente elas rendem bons temas para seu blog! Faça o exercício de “pensar com a cabeça do seu cliente” para entender o que ele busca, precisa ou quer saber. Para conseguir bons resultados, não basta ter criatividade e intuição. É preciso pesquisar. Você precisa estar onde seu cliente está: grupos de Facebook e Whatsapp, seguir as marcas que ele segue, acompanhar conteúdos que ele posta, entre outras coisas. Assim, você terá boas ideias de temas para criar conteúdos que realmente são de interesse do seu público.
● Aposte em Meta Tags
Por fim, além de produzir conteúdos relevantes e ricos com categorias e pautas bem planejadas, palavras-chave de alta performance, links bem posicionados e elementos midiáticos diversos, ainda existe uma estratégia crucial para a conversão dos seus conteúdos: a utilização de Meta Tags.
As Meta Tags são basicamente o título e a descrição de uma página que aparecem logo nas páginas de resultado dos mecanismos de busca. Vale ressaltar que a qualidade desses itens não é responsável pelo ranqueamento de uma página, mas sim pela conversão da mesma. Portanto, quanto melhor escritas as Meta Tags, mais chances de gerar cliques elas têm.
Conheça outras estratégias de inbound marketing
A produção de conteúdos otimizados para blogs é apenas uma das diferentes estratégias digitais do inbound marketing, responsável pela nutrição e aproveitamento de leads em todas as etapas do funil.
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