A construção de uma marca forte e presente nos diferentes meios de comunicação digital é uma das principais estratégias online de hoje em dia. Afinal, ser reconhecido e lembrado pelos clientes e estar presente sempre que ele precisa é o foco de qualquer empresa, certo? Com objetivo de auxiliar estratégias desse tipo, o Inbound Marketing tem crescido cada vez mais. Isso porque essa ferramenta potencializa o posicionamento de marcas e auxilia no processo de vendas.
Você sabe o que é Inbound Marketing, como ele funciona e por que é importante para marcas que planejam crescer exponencialmente no mercado digital? Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto!
O que é?

O Inbound Marketing é uma vertente que tem por objetivo atrair clientes com potencial de conversão por meio de estratégias de valor e conteúdos relevantes. Ou seja, diferentemente do marketing tradicional, o Inbound visa atrair clientes de forma orgânica. Por isso, desta maneira é o cliente que encontra a empresa (e não vice-versa).
Para que serve o Inbound Marketing?
Conforme mencionado, o Inbound oferece propostas de valor. É também por meio dos conteúdos oferecidos pela marca que o cliente escolherá comprar dela ou não.
Sendo assim, alguns dos focos principais do Inbound Marketing são:
- Melhorar o posicionamento da marca;
- Aumentar a visibilidade da marca;
- Atrair leads com potencial de conversão;
- Criar conteúdos de valor;
- Otimizar o processo de vendas.
Funil de vendas
Por se tratar de uma estratégia que foca em gerar conteúdos para que a marca seja encontrada por clientes – e não na prospecção ativa de potenciais consumidores -, o Inbound Marketing está diretamente ligado ao funil de vendas.
Assim, para os clientes que estão no fundo do funil, ou seja, que estão no momento de consideração ou de compra e já conhecem seus serviços e como você pode ajudá-lo, seus conteúdos relevantes e seu posicionamento digital farão o papel de auxiliá-los na decisão de compra.
Estratégias do Inbound Marketing
Agora que você sabe o que é o Inbound Marketing, quais são seus objetivos e quem é o cliente foco de conversão, vamos falar sobre estratégias?
De forma simples, as estratégias usadas na construção de um Inbound Marketing assertivo e consciente são:
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- SEO;
- Blog;
- Landing pages;
- Newsletter;
- Inbound sales.
Contudo, vale ressaltar que todas as ferramentas citadas acima precisam ser exploradas individualmente, de forma a explorar o potencial de cada uma delas.
Benefícios do Inbound Marketing
Mas, afinal, quais são as vantagens de implementar o Inbound Marketing na sua estratégia digital?
De forma geral, com o Inbound Marketing seus processos de comunicação estarão mais integrados, o que facilitará na criação dos conteúdos e na abordagem de venda. Contudo, o principal benefício apresentado é a construção de uma marca consistente, rica em conteúdos e que está disponível para as pessoas de forma orgânica.
Veja agora outros benefícios de usar o inbound no seu negócio:
- Geração de vendas;
- Atração de leads qualificados;
- Mensuração de resultados mais assertivos;
- Melhora nos resultados orgânicos;
- Geração de conteúdos de valor para os clientes.
Utilize e-mails e melhore seus resultados!
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