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Vender e relacionar: entenda as diferenças

Relacionamento com clientes e vendas são coisas diferentes, porém caminham juntas: elas precisam ser cooperativas para um negócio dar certo. Muitas organizações ainda acreditam que vender e se relacionar são a mesma coisa e isso é um grande erro que acaba impactando no negócio e gerando perda de clientes. Quer saber mais sobre as diferenças desses processos? Acompanhe o post.

Diferentes com algo em comum

As vendas dependem de um bom relacionamento e o relacionamento nem sempre depende das vendas. Mas o relacionamento sempre deve vir antes e depois das vendas. Isso porque o correto é sempre gerar bom relacionamento antes de tentar realizar a venda. E depois de realizada, deve-se buscar manter este bom relacionamento, a fim de reter o cliente.

Claro, não há regras 100% definitivas. Tudo vai do bom senso e da boa observação do negócio, porém já existem boas práticas no mercado consolidadas e que podem ser seguidas pelas empresas para que alcancem sucesso.

A equipe de vendas e a de marketing devem estar em sintonia durante todo o ciclo de compra. A de vendas está no front de batalha e é ela que melhor conhece as necessidades dos clientes, portanto vai fornecer os insumos necessários ao marketing para que este gere o bom relacionamento que converta em futuras vendas.

Construindo um relacionamento forte a fim de gerar vendas

Com essas dicas, é possível construir um relacionamento forte, a fim de melhorar as vendas. Confira:

Identificar os clientes: normalmente, o cliente é a pessoa que realiza a compra. Dependendo da situação, podemos decidir de antemão se devemos investir no cliente potencial, ou não, evitando perda de tempo e dinheiro. A melhor maneira de fazer isso é por meio de construção de relacionamento com ele.

Estabelecer comunicação e engajamento: identificar as necessidades dos clientes e garantir que o prestador de serviços é capaz de atender a essas necessidades é algo fundamental para realizar as vendas. O relacionamento pode conseguir isso e ainda ir além e identificar novas oportunidades com o cliente.

Compreender os resultados exigidos dos clientes: os clientes têm necessidade e anseios que desejam atender com o produto. O pós-venda é um ótimo momento para coletar este feedback e verificar se o cliente está satisfeito com o produto e o serviço.

Vendas e relacionamento no e-mail marketing

Tendo estas estratégias bem definidas, é possível lançar mão do e-mail marketing tanto para realizar vendas quanto para o relacionamento. As vendas podem ser realizadas por meio do envio de e-mails promocionais, com ofertas (como Black Friday, por exemplo) e outros benefícios. Já o relacionamento é construído com o envio de e-mails de nutrição de Leads (artigos interessantes, materiais etc.), e pós-venda.

Estas são algumas ideias poderosas para aumentar as vendas e gerar bom relacionamento com os seus clientes. A IAGENTE possui uma ferramenta poderosa – o IAGENTEmail – totalmente voltada para essas estratégias, facilitando a tomada de decisões e melhorando ainda mais o trabalho da equipe de vendas e de marketing.

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