Você revisa as suas estratégias de e-mail marketing e não consegue encontrar nenhum problema, mas mesmo assim seus envios estão tendo uma taxa de rejeição acima do normal? Este artigo pode ajudar a entender o motivo.
Primeiramente temos uma pergunta para lhe fazer: ao disparar os e-mails para a sua base de contatos, através de sua plataforma de e-mail marketing ou e-mails transacionais, você os envia utilizando um IP compartilhado ou um IP dedicado? O problema pode estar relacionado a isso. Um IP compartilhado é muitas vezes efetivo em fazer e-mail marketing, mas um IP dedicado lhe dá mais segurança e controle sobre a entregabilidade.
Ainda não tem certeza se vale a pena fazer esse investimento para o seu negócio? Então venha conhecer as vantagens de um IP dedicado.
A reputação do seu endereço só depende de você!
O IP (Internet Protocol) é o endereço do domínio do seu e-mail na web. Acontece que, quando o seu IP é compartilhado, você divide esse endereço com uma lista de usuários. E, se muitos desses usuários não têm um comportamento muito bom com seus envios de e-mails, a reputação do IP tende a cair e, por consequência, piorar as entregas na caixa de entrada. Neste caso, todos os usuários que compartilham esse endereço são prejudicados.
Fazendo uma analogia rápida, é como se um IP dedicado fosse uma casa, da qual você mesmo é responsável pela organização, manutenção e até mesmo pelo tipo de festa que ocorre nela. Já o IP compartilhado é o condomínio de apartamentos no qual o vizinho de cima faz barulho até altas horas da noite, o orçamento para o conserto da piscina precisa ser aprovado e as festas que ocorrem no salão não são lá tão comportadas assim: fica mais claro assim?
É claro que este tipo de comportamento não é admitido na IAGENTE e toda medida é tomada para diminuir esse impacto negativo junto às classes de IPs compartilhados. Para se ter ideia do funcionamento da coisa toda, todo novo cliente, ao realizar um primeiro envio de e-mail marketing ou e-mail transacional, tem sua base de contatos higienizada e, dependendo do resultado, pode ter sua conta suspensa por alta incidência de reclamação junto aos provedores de e-mails.
E cá entre nós: não é nem um pouco justo sua empresa ser prejudicada com as entregas de e-mails devido o mal comportamento de outro, correto? Pois é aí que moram as vantagens de um IP dedicado. Ao optar por contratar um IP dedicado, você se torna responsável pela qualidade de entrega de seus e-mails.
Ajuda a evitar blacklists
Os provedores de e-mail usados pela maioria das empresas possuem algoritmos que identificam os IPs com baixa reputação e alto índice de reclamação e os incluem em uma lista negra. Os e-mails enviados por esses IPs tendem a ser filtrados e, na maioria das vezes, não chegam sequer na lixeira eletrônica, sequer à caixa de entrada de seus destinatários. Mas, usando um IP dedicado, sem a interferência de terceiros e com um comportamento adequando em relação aos seus envios (envios somente para contatos que solicitaram receber suas mensagens, base não comprada, configurações implementadas), as chances de você ser incluído em uma dessas blacklists são reduzidas.
Melhora na sua entregabilidade
Entregabilidade é uma consequência de vários fatores e um deles, obviamente, é a utilização de um IP dedicado, confira:
- Bom comportamento de seus envios de e-mails;
- Uma base de contatos engajada com sua marca ou com os produtos de sua empresa;
- Campanhas bem construídas e com um design bonito;
- Configurações técnicas junto ao seu domínio (CNAME e SPF, por exemplo);
- E claro, a utilização de um IP dedicado para isolar qualquer tipo de prejuízo que possa ser causado por um mal comportamento de uma outra empresa em um pool de IPs compartilhados.
Não se esqueça das boas práticas do e-mail marketing
De nada adianta um IP dedicado se você não tratar a sua base de contatos. Mantenha apenas quem de fato conhece a sua marca e quer receber os seus conteúdos, elimine aqueles que normalmente rejeitam seus e-mails e desenvolva comunicações de forma técnica e criativa.
Se você ainda não sabe muito bem como fazer isso, receio que as vantagens de um IP dedicado não vão fazer tanta diferença para você. Mas não se preocupe! A IAGENTE ainda pode te ajudar. Basta continuar navegando pelo blog, pois temos muitos conteúdos sobre e-mail marketing que podem lhe ser úteis. De qualquer forma, esperamos que tenha gostado deste artigo. Nos vemos de novo no próximo!