Segundo Jakob Nielsen, um dos “papas” da usabilidade, que publicou no artigo intitulado “Email Newsletters: Surviving Inbox Congestion” um estudo do comportamento das pessoas em relação a leitura de newsletters na caixa de entrada, o leitor leva em média 51 segundos para leitura. Ele não lê, ele literalmente “escaneia” a sua newsletter. Apenas 19% dos contatos lêem realmente a newsletter – o que bate com os dados médios que temos registrados nas campanhas de email marketing – geralmente uma boa taxa de abertura fica entre 20% a 30%. Ainda, 35%, segundo o estudo, não lêem o conteúdo completo da mensagem enviada.
Olhando a figura abaixo, onde foi utilizado no estudo a técnica do “eyetracking”, as cor vermelha indica os locais onde os leitores concentram a visualização por mais tempo e o amarelo e azul onde os mesmos dispersam o olhar. A conclusão é que as pessoas fixam a leitura nas 2 primeiras palavras de cada parágrafo enquanto o conteúdo restante é apenas “rastreado”.
Com estes dados em mãos, fique atento. Seja bem objetivo na construção das suas mensagens (utilize pouco texto) e procure ocupar o mínimo de altura possível no conteúdo principal.