Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

imagem de três dedos sobre um teclado branco

Usabilidade: mapa de calor no email marketing

Segundo Jakob Nielsen, um dos “papas” da usabilidade, que publicou no artigo intitulado “Email Newsletters: Surviving Inbox Congestion” um estudo do comportamento das pessoas em relação a leitura de newsletters na caixa de entrada, o leitor leva em média 51 segundos para leitura. Ele não lê, ele literalmente “escaneia” a sua newsletter. Apenas 19% dos contatos lêem realmente a newsletter – o que bate com os dados médios que temos registrados nas campanhas de email marketing – geralmente uma boa taxa de abertura fica entre 20% a 30%. Ainda, 35%, segundo o estudo, não lêem o conteúdo completo da mensagem enviada.

Olhando a figura abaixo, onde foi utilizado no estudo a técnica do “eyetracking”, as cor vermelha indica os locais onde os leitores concentram a visualização por mais tempo e o amarelo e azul onde os mesmos dispersam o olhar. A conclusão é que as pessoas fixam a leitura nas 2 primeiras palavras de cada parágrafo enquanto o conteúdo restante é apenas “rastreado”.

Usabilidade email marketing

Com estes dados em mãos, fique atento. Seja bem objetivo na construção das suas mensagens (utilize pouco texto) e procure ocupar o mínimo de altura possível no conteúdo principal.

Filtro avançado

Google_Ads_em_crise
Se você investe em Google Ads e percebeu que os resultados já não são os...
Marketing_de_Conteúdo_ por_que_é _tão _importante_para_a_presença_digital
Hoje, não basta estar na internet. É preciso ser encontrado, reconhecido e lembrado. E é...
ia_com_acucar
Na última semana (abril de 2025), tive o privilégio de participar de um dos maiores...