Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

imagem de três dedos sobre um teclado branco

Usabilidade: mapa de calor no email marketing

Segundo Jakob Nielsen, um dos “papas” da usabilidade, que publicou no artigo intitulado “Email Newsletters: Surviving Inbox Congestion” um estudo do comportamento das pessoas em relação a leitura de newsletters na caixa de entrada, o leitor leva em média 51 segundos para leitura. Ele não lê, ele literalmente “escaneia” a sua newsletter. Apenas 19% dos contatos lêem realmente a newsletter – o que bate com os dados médios que temos registrados nas campanhas de email marketing – geralmente uma boa taxa de abertura fica entre 20% a 30%. Ainda, 35%, segundo o estudo, não lêem o conteúdo completo da mensagem enviada.

Olhando a figura abaixo, onde foi utilizado no estudo a técnica do “eyetracking”, as cor vermelha indica os locais onde os leitores concentram a visualização por mais tempo e o amarelo e azul onde os mesmos dispersam o olhar. A conclusão é que as pessoas fixam a leitura nas 2 primeiras palavras de cada parágrafo enquanto o conteúdo restante é apenas “rastreado”.

Usabilidade email marketing

Com estes dados em mãos, fique atento. Seja bem objetivo na construção das suas mensagens (utilize pouco texto) e procure ocupar o mínimo de altura possível no conteúdo principal.

Filtro avançado

linhas-de-assunto-que-aumentam-a-taxa-de-abertura
Descubra 6 dicas para criar linhas de assunto atraentes e aumentar a taxa de abertura...
bounce-rate-mail
Descubra o que é bounce rate em e-mails, os principais tipos e causas e como...
sua rede de contatos vale dinheiro (e muito!)
Se você trabalha com marketing digital, sabe como é importante oferecer soluções confiáveis aos seus...