Blog

Conteúdos sobre nossos produtos,
tutoriais, marketing digital e vendas
.

imagem de três dedos sobre um teclado branco

Usabilidade: mapa de calor no email marketing

Segundo Jakob Nielsen, um dos “papas” da usabilidade, que publicou no artigo intitulado “Email Newsletters: Surviving Inbox Congestion” um estudo do comportamento das pessoas em relação a leitura de newsletters na caixa de entrada, o leitor leva em média 51 segundos para leitura. Ele não lê, ele literalmente “escaneia” a sua newsletter. Apenas 19% dos contatos lêem realmente a newsletter – o que bate com os dados médios que temos registrados nas campanhas de email marketing – geralmente uma boa taxa de abertura fica entre 20% a 30%. Ainda, 35%, segundo o estudo, não lêem o conteúdo completo da mensagem enviada.

Olhando a figura abaixo, onde foi utilizado no estudo a técnica do “eyetracking”, as cor vermelha indica os locais onde os leitores concentram a visualização por mais tempo e o amarelo e azul onde os mesmos dispersam o olhar. A conclusão é que as pessoas fixam a leitura nas 2 primeiras palavras de cada parágrafo enquanto o conteúdo restante é apenas “rastreado”.

Usabilidade email marketing

Com estes dados em mãos, fique atento. Seja bem objetivo na construção das suas mensagens (utilize pouco texto) e procure ocupar o mínimo de altura possível no conteúdo principal.

Filtro avançado

7174feb7-39c8-4994-8fc9-ef76b549873d
modulo_pesquisas_IAGENTE_mail
Desbloqueie Novas Oportunidades de Engajamento com o IAGENTEmail através do novo MÓDULO DE PESQUISAS
Após muito estudo e dedicação, é com muita alegria que compartilhamos uma novidade que vai...
impactos_mudancas_google_yahoo
Mudanças nas Políticas do Yahoo e Gmail em 2024 - o que vem pela frente?
Com a recente obrigatoriedade do DMARC para os provedores Gmail e Yahoo, a nossa equipe...
Tendencias de email marketing para 2024 - IAGENTE
A Evolução do E-mail Marketing: Tendências e Inovações para 2024
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental nas estratégias de comunicação de pequenas, médias e...