O Marketing Digital tem se tornado cada vez mais relevante para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, a presença no mundo digital é essencial para qualquer marca. Por isso, os negócios precisam se posicionar de forma estratégica e acompanhar as tendências do marketing digital para garantir seu espaço no mercado.
Acompanhar as várias mudanças do mercado digital pode ser um desafio. Mas, entendendo as diretrizes das redes sociais e as expectativas dos consumidores digitais, é possível melhorar – e muito – os resultados de uma marca.
Leia este artigo e descubra quais são as principais tendências do Marketing Digital para 2022 e como você pode usar essas técnicas para melhorar o seu negócio.
Importância do marketing digital em 2022
O marketing digital é o que dá poder às empresas para entender os consumidores online, seus comportamentos e como eles podem impactar esses grupos e atrair mais resultados. Decisões estratégicas e planos de ação eficientes no mundo online são viabilizados na maior parte das vezes por conta do marketing digital.
Veja abaixo as principais estratégias de marketing digital usadas atualmente e como elas podem te ajudar em posicionamento, aquisição de clientes e conversão de vendas.
Social Selling: o ‘boca a boca’ da internet
A primeira pauta que entrou muito em discussão em 2021 e que promete ser ainda mais forte em 2022 é o ‘Social Selling’, que pode ser traduzido como ‘Venda social’ para o português.
Esse conceito trata principalmente sobre a venda da imagem de uma empresa por parte dos colaboradores em redes sociais e plataformas digitais, aumentando a promoção da marca empresarial por meio do “boca a boca”.
Essa estratégia vai se tornar cada vez mais útil e popular por conta do aumento na concorrência digital e dos desafios de emplacar anúncios pagos e posicionamento orgânico devido a essa concorrência.
Conteúdo interativo e humanizado
Cada vez mais as pessoas se relacionam – profissionalmente ou pessoalmente – por meio de redes sociais, por isso, existe a demanda e a necessidade dos conteúdos se tornarem mais humanizados.
Devido ao maior tempo em contato com as tecnologias digitais, as pessoas precisam se identificar com os conteúdos e para isso eles precisam ser interativos e conversar com elas. Além disso, as pessoas querem/gostam de ter controle sobre os conteúdos que elas vão consumir, dessa forma, conteúdos interativos se tornam ainda mais relevantes para esses públicos.
Propósito de marca e conteúdos relevantes
Nesse tópico, a humanização dos conteúdos também é um ponto a se tratar. As mídias digitais se tornaram as vidas das pessoas, portanto, as experiências que elas vivem nos meios online fazem parte do seu dia a dia e elas querem se conectar com marcas de propósito.
Dessa forma, marcas com conteúdos de relevância são essenciais, afinal, ninguém quer ver mais empresas que criam conteúdos sem autenticidade. Os consumidores desejam ver a identidade da marca nesses conteúdos, além de originalidade.
Quando os assuntos abordados – sejam eles pessoais, sociais, políticos ou culturais – se conectam com o contexto do consumidor, o impacto pode ser ainda maior.
As empresas precisam acreditar e expor suas opiniões no que criam. Só assim seus consumidores se identificam e compram o propósito da marca.
Conteúdos embasados e estruturados
Dados de referência e credibilidade sempre foram essenciais para o consumo de informações. Porém, nos últimos anos, com a pauta das ‘fake news’ e o risco das informações digitais, as pessoas sentem ainda mais necessidade de saber de onde vêm as informações.
Para atender a essa necessidade, marcas – principalmente aquelas que trabalham com pesquisas e conteúdos informacionais – precisam mostrar aos seus consumidores de onde elas tiram as informações e por que são referência no nicho em que trabalham.
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O marketing digital é fundamental para ações assertivas que melhoram resultados de conversão e atração de leads.
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