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Quando usar o SMS na sua estratégia de vendas?

Quando usar o SMS na sua estratégia de vendas?

Você está em dúvida sobre como usar o SMS em suas estratégias de marketing? Muitos profissionais têm essa mesma questão ao planejar suas mensagens ou automações para impulsionar vendas. Então, decidimos ajudar: criamos um guia completo para que você saiba tudo sobre o uso do SMS em suas campanhas.

Leia este artigo e descubra o que são estratégias de SMS para vendas, em quais situações você pode usá-las para aumentar a sua performance em vendas e como elaborar um plano de ação para aumentar o desempenho do seu e-commerce!

SMS para Vendas: como funciona na prática?

No Brasil, 99,5% dos domicílios possuem acesso à Internet por meio de aparelhos de telefone celular (e não necessariamente smartphones, com pacotes de dados e internet), afirma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE. A partir desse dado, podemos dizer que as mensagens SMS estão entre as principais ferramentas de comunicação do País.

É comum que empresas utilizem a tecnologia para estabelecer um relacionamento direto com a sua audiência.

Na prática, mensagens SMS podem ser usadas em vendas para:

  • Compartilhar ofertas e promoções;
  • Divulgar lançamentos;
  • Promover eventos;
  • Informar clientes sobre pedidos, atualizações e informações cadastrais;
  • Fazer pesquisas e avaliações, entre outros.

Ou seja, com estratégias de SMS, a sua empresa consegue estabelecer uma rede de comunicação muito mais direta e eficiente com o seu público.

Por que usar SMS para vendas?

Além da diversidade de temas abordados nas mensagens, SMS é uma ótima ferramenta que apresenta vantagens para as empresas que adotam essa alternativa para disparo de conteúdos.

Os principais benefícios de utilizar mensagens SMS para vender são: 

  • Custo baixo: um SMS pode custar R$ 0,06 a unidade, valor irrisório pela praticidade e pelo seu enorme poder de alcance, com taxa de abertura de até 95%;
  • Relacionamento direto: um SMS destaca-se das centenas de mensagens diárias que recebemos através do WhatsApp, por exemplo. É um canal que se diferencia pelo perfil de exclusividade e seriedade;
  • Eficiência: possui uma taxa de mais de 95% de abertura e leitura. Ou seja: se enviou, seu contato recebeu e leu;
  • Personalização: é possível personalizar suas mensagens, chamando seus contatos pelo próprio nome, por exemplo. Isso gera maior engajamento e melhores resultados;
  • Automação: permite a criação de fluxos de mensagens automáticas, integradas com sua plataforma e com as rotinas de comunicação de sua empresa: cobranças, lembretes, envios de senhas, entre outros comunicados.

Mas, afinal, quando usar o SMS para vendas? Descubra 6 momentos ideais!

Tratando-se de um canal de comunicação direta e de alta popularidade entre brasileiros, as mensagens de SMS podem ser usadas para diferentes objetivos, sendo o principal deles a promoção de vendas.

Confira, nos tópicos abaixo, 5 ocasiões relevantes em que você pode usar a estratégia para promover seus produtos/serviços!

  1. Oferta de produto

A primeira possibilidade – uma das mais comuns – é utilizar o SMS para ofertas de produtos ou até mesmo serviços. Utilize para divulgar ofertas específicas, inclusive aproveitando datas comemorativas ou eventos especiais.

  1. Instruções de uso

Aproveite seu canal de comunicação direta com seus clientes para compartilhar dicas, instruções e as diversas possibilidades de utilização dos seus produtos/serviços.

  1. Lançamento de produto

Outra possibilidade muito comum e eficiente, principalmente para audiências já fidelizadas, é a promoção de lançamentos. Compartilhe novidades com seus clientes e aumente o ticket médio das compras com um portfólio diverso e completo.

  1. Conteúdo de relevância

Uma das melhores formas de nutrir seus leads e clientes é por meio do Marketing de Conteúdo. Aproveite suas mensagens SMS para compartilhar informações de relevância, como:

  • Artigos do seu Blog;
  • Landing Pages informacionais;
  • Vídeos institucionais.

Além de compartilhar informações de interesse da sua audiência, você a leva para outros canais de comunicação da sua empresa.

  1. Cupom de Desconto

Aumente suas vendas com cupons de descontos exclusivos! Aqui, vale a personalização (nome do contato, time que torce, data do aniversário, bebida preferida, etc.). Vale também, é claro, usar gatilhos mentais de prazo para aproveitamento. Exemplos:

“ALESSANDRO, aproveite que hoje tem jogo do FLAMENGO e peça até as 19h sua cerveja favorita! – JOTA Beer”

“CLAUDIA, fique mais linda para o seu aniver: voce ganhou “hidratacao + escova gratis. Bjos! Salao Bella Ella.”

  1. Pesquisa de satisfação

Por último, como estratégia de pós-vendas, avalie a qualidade dos seus produtos e do atendimento prestado com pesquisas de satisfação e mapeie com métricas a percepção do seu público sobre as diferentes áreas da sua empresa.

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Agora que você sabe como usar SMS para vendas, quais benefícios essas mensagens podem trazer para sua empresa e quando utilizá-las para aumentar seus resultados, é necessário escolher uma plataforma para dispará-los!

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