Além da preocupação com o tamanho da sua peça de e-mail marketing, também é preciso ficar atento a outras questões que irão influenciar no sucesso das suas campanhas. O HTML utilizado para e-mail marketing, por exemplo, não segue o padrão do HTML utilizado em páginas na web. Existem diversos recursos que não são suportados pelos leitores de e-mail como o Outlook e pelos e-mails gratuitos como Outlook.com, Gmail, Bol, UOL e Yahoo, inclusive para combater o SPAM.
Limite a largura do seu e-mail marketing e das imagens de 520 a 600 pixels
Mesmo que a ferramenta de e-mail marketing que você utiliza produza e-mails responsivos (que se adaptam ao tamanho da tela), procure garantir a visualização da sua mensagem no pequeno espaço dos programas de e-mail dos seus contatos. Isso é importante principalmente pelo crescimento dos Smartphones e Tablets, em que a tela de leitura é bem menor. Outro benefício é que imagens pequenas são mais leves para carregar. É bom tomar cuidado com a altura das imagens também, evitando rolagens extensas que vão prejudicar a experiência do usuário.
O código HTML deve ser o mais limpo possível
Siga os padrões de quebra de linhas – ajuda a diminuir peso da mensagem.
Os links de caminhos das imagens devem ser “absolutos”
Os links de caminhos das imagens devem ser sempre absolutos, de preferência que apontem sempre para a URL do domínio da sua empresa.
Exemplo: img src=http://www.seusite.com.br/diretório/nomeimagem.jpg
Utilize sempre target=”_blank” nos links
Desta forma os links abrem sempre em uma janela fora dos e-mails.
Use a tag alt para descrição das imagens
Assim, os contatos com conexões mais lentas poderão ler a descrição das imagens enquanto elas carregam. Também é importante para os casos dos webmails que bloqueiam imagens e necessitam da autorização do contato para carregarem.
Não use CSS, Javascript, Flash, iframe, div e outros códigos
Eles facilmente serão barrados pelos filtros dos servidores e não são suportados pelos leitores e programas de e-mail. Se for usar CSS, utilizem sempre inline, ou seja, junto as tags do código-fonte e nunca incorporado externamente ou antes da tag body. Os webmails alteram os códigos e vão prejudicar a exibição da sua mensagem.
Não esqueça de definir no código a largura e altura das imagens
Se você não definir a altura e largura das suas imagens os leitores de e-mail podem redimensionar as suas imagens, deformando a mensagem. Sempre informe no código a largura e altura das imagens em pixels para evitar qualquer problema.
Insira border 0 e style display: block em todas tag de img
Inserir o atributo border=”0″ em todas as imagens, especialmente as que tiverem links. Os clientes de e-mail, especialmente webmails, renderizam estas imagens com uma borda azul.
Tanto o Outlook.com como o Gmail “separa” uma imagem da outra (aproximadamente 2px). Isso afeta a visualização da mensagem. Para evitar esse tipo de problema, insira dentro da tag img o atributo style=”display:block;”.
Nunca utilize imagens de background (dentro da tag td de tabelas)
Os leitores de e-mails como o Outlook não exibem imagens de fundo, o que vai prejudicar a visualização da sua mensagem.
Use como alternativa uma cor de fundo ( bgcolor ou background-color com CSS inline no td ) e insira o conteúdo textual por cima.
Não utilize Word ou outros editores para gerar o HTML
Procure usar um editor mais avançado como o Adobe Dreamweaver, Sublime Text, para criar sua mensagem. O código HTML gerado pelo Word ou outros editores não seguem os padrões da web e não serão interpretados corretamente nos leitores de e-mail.
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E agora que você já sabe qual o tamanho ideal do e-mail marketing e já conhece a facilidade do Drag and Drop, tá esperando o que para montar a sua campanha?
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Um abraço e até a próxima!