A resposta é…. M-U-I-T-A!
Pensa comigo, você compraria um carro sem fazer um Test Drive? Pode parecer estranho, mas é a mesma lógica. Se você comprar um carro sem dirigir antes, poderá ter algumas surpresas desagradáveis, com uma campanha de e-mail marketing é a mesma coisa. Uma campanha enviada sem teste, tem grande chances de te dar dor de cabeça, e acabar mandando todo esforço por água abaixo.
Ok, mas o quê testar antes de enviar?
Essa é uma dúvida que a maioria das pessoas têm, por isso separamos alguns itens que devem ser testados antes de disparar a campanha. Vamos lá?
1- Crie uma lista específica para teste:
Nessa lista você vai colocar todos os e-mails que deverão receber a campanha teste. Indicamos que você coloque 05 contatos, esses serão os responsáveis por testar e analisar a campanha.
2- Clique em TODOS os links:
Parece óbvio, mas esse é um erro que muita gente comete. Ao receber o e-mail teste você deve clicar em todos os links, sem exceção, e ver se eles abrem direto na página que deseja. Vamos evitar que as páginas 404 apareçam nas campanhas, beleza? 😉
3- Link de cancelamento:
Preste atenção se o e-mail possui link de descadastro e se ele é visível. Não ter esse link é um erro gravíssimo, pois implica diretamente no respeito que você tem com seu cliente. Se foi fácil para ele se cadastrar em sua lista, deve ser fácil também o processo de descadastro.
4- O e-mail possui Call-To-Action?
Se a sua campanha tiver os famosos “botões de ação”, é importante testar se eles estão funcionando direitinho, afinal você não quer que o lead clique e não vá para uma página de conversão, por exemplo.
5- Imagens:
Para evitar que as imagens no e-mail saiam quebradas, o ideal é que se utilize um template de e-mail em HTML, dividindo o conteúdo em imagens e texto. Assim, mesmo que as imagens por algum motivo não abram, o seu lead pode entender do que o e-mail se trata. Você pode utilizar a proporção de 40% imagem, 60% texto. Cuide o tamanho das imagens para pesarem no máximo 100kb.
6- Testar o e-mail em dispositivos mobile:
Você deve testar o e-mail em Smartphones e Tablets, verificar se o layout não desconfigurou e se a visualização do conteúdo está conforme planejado.
Dica extra!!! CUIDE PARA SEU E-MAIL NÃO VIRAR SPAM
Sim, existem algumas boas-práticas de e-mail marketing que previnem seu e-mail de virar um SPAM. Algumas delas:
- Cuidado para não exagerar nos pontos de exclamação (!!!!!!!!!!!);
- Não use caixa alta nos títulos, além de feio, significa o mesmo que GRITAR;
- Cuide a codificação HTML para não sair desconfigurada, isso pode acontecer quando você está com o conteúdo de texto do e-mail no Word, copia e cola no HTML. Por isso é bem importante revisar o código HTML sempre;
- Evite fonte com coloração vermelho ~gritante~ ou verde ~marca texto~;
- Evite utilizar a palavra “teste” no assunto da campanha;
- Não crie um e-mail apenas com imagens e sem texto.
Bom, depois de testar tudinho, é hora de enviar o e-mail para sua base contatos. Para esse momento você precisa ter o máximo de atenção, verificar 1, 2 e até 3x se o assunto e a lista de contatos estão corretos.
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Até a próxima!