Certamente, você já deve ter se deparado com os termos Protocolo SMTP, POP2 e IMAP, não é verdade? Mas você saberia diferenciar o que cada sigla significa e qual a sua função nos processos de transferências de emails?
Pois bem, é exatamente sobre esses conceitos que falaremos neste artigo. Contudo, antes de avançarmos, é importante destacar que o sistema de email é fundamentado no trabalho conjunto de dois servidores distintos. Um deles é conhecido como Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), e o outro pode ser tanto um IMAP (Internet Message Acess Protocol) ou um POP (Post Office Protocol). Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é protocolo?
No contexto deste conteúdo, protocolo é o termo utilizado para se referir às “regras” que regem, organizam e sincronizam toda a comunicação entre dois sistemas computacionais. Isto é, o protocolo é responsável por controlar e permitir a transferência de informações.
No caso, POP2 e IMAP são dois protocolos padrões da internet que têm a função de receber o email, baixando as mensagens de um servidor para o seu smartphone, tablet ou computador. Já o Protocolo SMTP é quem envia o email.
O que é Protocolo SMTP?
É o “sistema” utilizado para que um email seja entregue a partir de um servidor de email para outro ou a partir de um cliente de email para outro servidor. Em outras palavras, é como se fosse um carteiro. Após capturar o conteúdo, as mensagens são encaminhadas para que o Protocolo SMTP, na sequência, às envie aos destinatários finais. Todo esse processo ocorre de maneira tão rápida e instantânea que pode até parecer simples, todavia existe uma série de procedimentos complexos por trás do serviço.
Vale salientar, ainda, que quem recebe a mensagem, ou seja, o usuário final, não tem autorização para fazer o download do conteúdo das mensagens do servidor. E é neste ponto que a função do Client de email é resistir ao POP2 ou IMAP, como é caso do Gmail, Thunderbird, Outlook, entre outros.
O que é IMAP?
Como já foi brevemente mencionado, o IMAP é o protocolo que tem acesso a todas as pastas de uma conta de email, deixando as mensagens com o mesmo status, tanto no software quanto no servidor. Ou seja, ele faz a sincronização dos conteúdos, sustentando a conexão para que possam ser feitas alterações e novas mensagens sejam atualizadas em tempo real.
O que é POP2?
É o protocolo que faz o download dos emails de um servidor e salva seu conteúdo localmente em um dispositivo (smartphone, computador ou tablet, por exemplo), não permitindo que o servidor armazene uma cópia das mensagens — a não ser que o usuário autorize essa opção nas configurações de sua própria plataforma de email.
O POP2 tem acesso somente à caixa de entrada e não pode baixar o conteúdo de nenhuma outra pasta da conta dos usuários.
O que podemos concluir?
Enquanto o POP2 faz o download dos emails para o Client local, permitindo que o conteúdo fique armazenado no servidor, mas sem sincronia, o IMAP faz a sincronização da caixa de entrada de emails com o conteúdo do servidor. Sendo assim, um mesmo email pode ser sincronizado em diversos locais sem que o conteúdo das mensagens se perca.
Por fim, é preciso entender que para que não ocorram imprevistos, é necessário seguir as normas de envio, já que emails fora do modelo estabelecido podem ser eliminados pelos servidores ou indo parar na pasta de SPAM. Uma forma de evitar isso, é contratar serviços de SMTP com credibilidade para que as campanhas de marketing tenham mais eficiência e as mensagens não acabem sendo incluídas nas blacklists.
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