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Por que apenas um envio não ajuda em minhas entregas de e-mail marketing?

Como você pôde ver acompanhando nossa série de posts sobre e-mail marketing, atingir os melhores resultados e obter uma alta taxa de abertura não é das tarefas mais simples. É preciso ter atenção com o conteúdo do e-mail, com as datas e ter construído uma boa lista de e-mail com contatos qualificados .

Mas, no post de hoje, vamos falar sobre o cuidado de não enviar apenas um e-mail isolado. Pode ter certeza, apenas esta ação não vai trazer os melhores resultados, ainda que você tenha enviado o melhor e-mail de todos os tempos. Continue a leitura e entenda o porquê!

Por que enviar e-mails sempre?

A partir do momento que você tem uma base de contatos própria e interessada em manter um relacionamento com sua marca, você logo deve iniciar a estratégia de envios de seus e-mails. Isso porque nossos provedores atuais fazem uma “exigência” de envios durante certo período de tempo, solicitando que estes envios sejam constantes por pelo menos três meses. Mas por que isso acontece? Pois somente depois deste tempo de avaliação – digamos assim – o servidor pode entender o comportamento do remetente e detectar qual é o tipo de relação que ele deseja ter com o destinatário.

Logo, ao enviar e-mails esporadicamente, os provedores – especialmente os mais comuns, como Gmail, Yahoo, Hotmail -, não sabem dizer qual seu real objetivo com aquele contato, se é um Spam ou não.

E pode ter certeza, isso nada tem a ver com sua reputação online, com um ótimo servidor ou com uma boa ferramenta de envio de e-mail marketing.  Então, se seu plano era enviar menos e-mails para ter uma boa reputação, pode tirar o cavalinho da chuva. Para os provedores, uma coisa, definitivamente, não tem nada a ver com a outra.

O que fazer, então?

Bom, levando em consideração o comportamento dos provedores, fica claro que quando eles ainda não conhecem seu objetivo, você pode ser diretamente arremessado para a pasta de SPAM ou lixo eletrônico (mesmo que seja uma lista própria e segmentada).

Logo, o ideal – como falamos acima – é manter uma frequência de entregas. E não se preocupe: a probabilidade de seus destinatários achar ruim ou reclamar é pequena, afinal você possui uma base de contatos própria e bem segmentada.

Você possui, não é?

Então, as dicas são as seguintes:

  • Procure não ficar mais de 15 dias sem enviar e-mail;
  • Mantenha intervalos de, pelo menos, três dias para enviar outro e-mail para a mesma base de contatos;
  • Estabeleça um padrão de envio: se você realiza 3 mil envios a cada disparo, não mude esta quantia repentinamente. Vá aumentando a volumetria aos poucos;
  • Avisos internos da sua empresa bem como parabenização pelo aniversário são dicas interessantes de manter esta constância nos envios.

Dessa forma, com o tempo os provedores irão perceber que você está estabelecendo um laço, criando um relacionamento com o seu destinatário e, muito em breve, seus e-mails estarão belos e formosos desfilando na caixa de entrada.

Lembre-se sempre que enviar e-mails com uma frequência definida não é pecado, isto é e-mail marketing, afinal, você estará fornecendo as informações que seu clientes querem e precisam saber. Com as ações e cuidados certos você constrói uma reputação positiva e relevante para sua empresa.

Você ficou com alguma dúvida? Use os comentários abaixo para falar com a gente e continue acompanhando nosso blog para outros artigos relacionados ao tema!

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