Uma grande frustração por parte de profissionais de marketing que trabalham com campanhas de e-mail é: depois de planejar, redigir, aprovar e disparar todos os conteúdos, perceber que eles foram direcionados para a caixa de SPAM dos contatos. Ou seja, todo o trabalho foi em vão.
Mas, você sabe como evitar que seus e-mails caiam direto na caixa de SPAM dos seus contatos? Uma das principais dicas é evitar termos conhecidos como “clickbait” no assunto dos conteúdos. Se você ainda não sabe o que é isso, continue com a gente, pois separamos neste conteúdo algumas palavras proibidas que você não deve mencionar na hora de bolar o título das suas mensagens de e-mail. Leia até o final e confira tudo sobre o tema!
Palavras-chave que podem gerar SPAM
O SPAM é o destino que nenhum profissional de marketing deseja para os seus e-mails. Por isso, é fundamental implementar diferentes estratégias que garantam o envio dos correios eletrônicos para as listas de contatos desejadas. Usar as palavras certas no assunto e no corpo do e-mail é uma forma de fazer isso.
Falando especificamente sobre o assunto do e-mail, existem várias palavras categorizadas pelos filtros de SPAM como conteúdo impróprio. Quando isso acontece, as mensagens vão para o lixo eletrônico dos destinatários.
Confira os tópicos abaixo e descubra quais são as palavras a serem evitadas conforme o tema!
Vendas
As palavras mais penalizadas em assuntos de e-mail são aquelas de cunho exclusivamente comercial, que tentam vender para o cliente a todo custo. Desse modo, alguns exemplos que devem ser evitados pelas empresas são:
- Compre;
 - Desconto;
 - Oferta;
 - Cupom;
 - Frete grátis;
 - Preço baixo;
 - Promoção.
 
Urgência
Trabalhar com gatilhos mentais e urgência é uma estratégia muito usada nos meios de comunicação comerciais. Contudo, é recomendado que palavras apelativas nesse sentido não sejam compartilhadas nos assuntos de e-mail. Portanto, evite os termos:
- Atenção;
 - Urgente;
 - Imediato;
 - Pare;
 - Agora;
 - Corre;
 - Para tudo;
 - Só hoje.
 
Chamadas
Influenciar o contato a realizar algum tipo de ação após a leitura é o objetivo de qualquer e-mail. Contudo, não é recomendado que chamadas desse tipo sejam feitas no assunto do correio eletrônico.
Portanto, evite palavras como:
- Aplique;
 - Seja;
 - Compartilhe;
 - Leia;
 - Confira;
 - Abra;
 - Receba;
 - Ligue.
 
Mercado financeiro
Outro nicho muito comum em campanhas de e-mail marketing é o financeiro. Porém, tratando-se de uma questão delicada – dinheiro -, os filtros de SPAM são programados para identificar soluções “milagrosas”.
Logo, várias expressões podem ser mal vistas, tais como:
- Bônus em dinheiro;
 - Dinheiro de graça;
 - Dobre sua renda;
 - Ganhe dinheiro;
 - Faça dinheiro;
 - Como ganhar dinheiro;
 - Renda extra;
 - Liberdade financeira.
 
Estética e saúde
Por último, palavras proibidas que raramente devem ser mencionadas no e-mail marketing (e quando forem, devem ser usadas com muita cautela) são aquelas relacionadas a remédios ou soluções de saúde “milagrosas”. Confira:
- Remédios;
 - Comprimidos;
 - Pílulas;
 - Rivotril;
 - Diazepam;
 - Vicodin;
 - Viagra;
 - Levitra;
 - Plantas medicinais.
 
Conheça o IAGENTEmail
Gostou das dicas? Se, além de melhorar os conteúdos das suas campanhas, você também está procurando uma plataforma de automação de e-mails que funcione de maneira intuitiva e garanta o compartilhamento dos seus conteúdos via correio eletrônico, fale com a gente. Conheça o IAGENTEmail e descubra a ferramenta que contribui para a captação de leads e para melhorar seu relacionamento com os clientes.

															

