O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta, usada para estreitar e criar melhores relacionamentos entre clientes e marcas, afinal, grande parte das interações comerciais, hoje em dia, acontecem no mundo virtual. A prática de fazer compras, pesquisas de preços e conhecer os produtos está passando, cada vez mais, dos shoppings e comércios físicos para as lojas virtuais e e-commerce. Por isso, saber utilizar eficientemente os recursos desse novo cenário é essencial!
Vantagens do e-mail marketing
O e-mail marketing nasceu para lembrar esses clientes de que sua loja tem boas opções de produtos, preços competitivos e que oferece vantagens que as outras não entregam. Entre os benefícios de uso estão:
– Resultados reais;
– Melhora na comunicação;
– Aumento nas vendas;
– Desenvolvimento de campanhas mais assertivas;
– Baixo investimento.
No entanto, sabemos que muitas pessoas ainda se sentem confusas na hora de enviar essas ações aos clientes, assim como não sabem o que podem entregar por meio do e-mail marketing. Para ajudar a entender e usar melhor o e-mail marketing, vamos listar tudo o que é preciso para usar essa ferramenta da melhor forma possível e aumentar o relacionamento com seus clientes.
Base de Dados própria
Muitas pessoas confundem base de dados própria com mailings comprados de empresas que comercializam listas. A verdade é que o e-mail marketing só é assertivo quando construído especificamente para a sua empresa.
Para criar essa base, é preciso realizar questionários e pesquisas com os clientes, ouvir os canais de comunicação da empresa, entender o que os consumidores estão dizendo e realizar ações inbound que o ajudem a construir uma persona. Assim, é possível captar leads alinhados à sua empresa: contatos relevantes para o seu negócio.