A sua empresa já utiliza o SMS como meio de comunicação com clientes e colaboradores? O SMS marketing é uma excelente estratégia de promoção de produtos e serviços, enquanto que o SMS corporativo facilita a comunicação operacional tanto com clientes quanto com os seus funcionários. Em ambos os casos, as mensagens para celular garantem mais eficiência, agilidade e praticidade à maneira como a empresa se comunica. Mas redigir um bom torpedo pode ser um verdadeiro desafio! Neste artigo falaremos um pouco mais sobre o assunto. Confira!
Os desafios e benefícios de usar as mensagens rápidas
Um dos grandes desafios do SMS é a quantidade máxima de caracteres permitida: são apenas 160 e, em alguns casos, 140caracteres (para fins de promoção)! E isso inclui espaços, vírgula e pontos. Parece uma tarefa bem difícil, mas o Twitter, uma das redes sociais mais populares atualmente, já provou que não é impossível. Sua empresa pode dizer muito (mesmo quando os caracteres são limitados).
Outro desafio dessa ferramenta é a limitação de uso de imagens. No e-mail marketing, por exemplo, que é outra excelente estratégia de comunicação, é possível usar imagens para atrair a atenção do consumidor. Mas este não é um recurso disponível nos torpedos. Nesse caso, é preciso ser criativo na maneira como os 160 caracteres serão utilizados, fazendo uso de palavras-chave que chamem a atenção de quem as lê.
De fato, utilizar torpedos como forma de comunicação traz alguns desafios, mas vale a pena contorná-los. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa VentureBeat, a possibilidade de um cliente abrir um SMS chega a ser 98% maior do que a taxa de abertura de outras mídias. Esta pode ser, portanto, uma forma mais eficiente para promover a sua marca ou para notificar o consumidor sobre promoções ou sobre o status de um pedido.
Além disso, é importante destacar que o SMS é um meio de comunicação bastante popular. Uma outra pesquisa, realizada pela empresa CloudTalk, apontou que mais de 70% das pessoas entrevistadas utilizam o celular para se comunicar por meio de mensagens, enquanto apenas 43% utilizam o aparelho para falar.
Como redigir mensagens mais eficientes
Existem alguns truques e segredos bastante úteis na hora de escrever um bom SMS. Como os caracteres são reduzidos, é permitido usar abreviações sempre que necessário. Ou seja:
- vc pode substituir você;
- qdo pode substituir quando;
- msg pode substituir mensagem;
- add pode substituir adicionar;
Mas cuidado para não usar abreviações pouco conhecidas e não pesar a mão na utilização delas- lembre-se que seu objetivo é fazer com que as pessoas compreendam a mensagem enviada.
Outro ponto importante é o uso de emoticons, recursos que ajudam a dar personalidade ao torpedo: